MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Líderes do partido de Mubarak renunciam

Vários dos principais líderes do Partido Nacional Democrático, legenda do presidente egípcio Hosni Mubarak, renunciaram neste sábado, numa aparente concessão aos manifestantes contrários ao governo.   Os dois principais aliados do presidente Hosni

Da Redação

·
 Líderes do partido de Mubarak renunciam no Egito
Icone Camera Foto por BBC Brasil
Líderes do partido de Mubarak renunciam no Egito
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.02.2011, 07:05:00 Editado em 27.04.2020, 20:51:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Vários dos principais líderes do Partido Nacional Democrático, legenda do presidente egípcio Hosni Mubarak, renunciaram neste sábado, numa aparente concessão aos manifestantes contrários ao governo.

continua após publicidade

Os dois principais aliados do presidente Hosni Mubarak, incluindo seu filho Gamal, deixaram seus postos. Os dois cargos foram ocupados por Hossam Badrawi, um reformista e médico proeminente.

continua após publicidade

Os manifestantes ainda ocupam a praça Tahrir, no centro do Cairo, mas estão em menor número do que na sexta-feira.

continua após publicidade

Mubarak também conversou com ministros sobre um meio de reavivar a economia.

Os bancos reabrirão neste domingo, mas o ministro das Finanças, Samir Radwan, afirmou que a situação era “muito séria”.

continua após publicidade

Analistas dizem que a turbulência tem custado ao menos US$ 310 milhões por dia ao país.

continua após publicidade

Antes, houve relatos de uma explosão num gasoduto que fornece gás a Israel e à Jordânia. O incidente causou um incêndio próximo à cidade de El-Arish, segundo a televisão estatal egípcia.

continua após publicidade

Paralisação

A renúncia dos líderes do PND foi anunciada na TV estatal.

continua após publicidade

“Os membros do comitê executivo renunciaram de seus postos. Foi decidido nomear Hossam Badrawi secretário-geral do partido”, afirmou a TV.

continua após publicidade

Gamal Mubarak perdeu seu cargo de diretor do comitê de políticas, e o general Safwat al-Sharif deixou o posto de secretário-geral.

continua após publicidade

Relatos não confirmados de uma TV privada dizem que Mubarak também teria renunciado do cargo de diretor do partido.

Mubarak já afirmou que não disputará a reeleição à Presidência em setembro, mas diz que deve permanecer no cargo até lá para impedir o caos no país.

continua após publicidade

Manifestantes exigem sua saída imediata.

continua após publicidade

No sábado, o presidente encontrou o primeiro-ministro e os ministros das Finanças, Petróleo e Indústria e Comércio, assim como o governador do banco central.

continua após publicidade

Negociações

Após 11 dias de protestos, o governo começa a sinalizar que dará início a negociações com a oposição sobre a transferência de poder.

continua após publicidade

O ministro das Finanças do país, Samir Radwan, disse à BBC que o vice-presidente Omar Suleiman se encontraria com líderes da oposicionistas, mas até o momento apenas partidos pequenos confirmaram participação nas conversas.

continua após publicidade

O principal grupo de oposição no Egito, a Irmandade Muçulmana, disse estar pronto para dialogar com o governo, desde que haja um acordo por escrito sobre a realização de uma reforma política dentro de um cronograma.

Em uma declaração divulgada na noite de sexta-feira pelo grupo, não há nenhuma menção à exigência, feita anteriormente, de que Mubarak deixe o poder imediatamente.

Uma das principais figuras de oposição, o Nobel da Paz Mohamed ElBaradei tampouco confirmou presença nas negociações.

Manifestação

Milhares de pessoas ainda ocupam a Praça Tahrir, no centro do Cairo, após a enorme manifestação de sexta-feira, mas o correspondente da BBC Jim Muir afirma que, aos poucos, as pessoas estão deixando o local.

Segundo ele, começaram a surgir dúvidas dentro do movimento sobre o quanto ainda é possível conseguir através de manifestações. Além disso, muitas das pessoas envolvidas nos protestos estariam preocupadas com a perda de renda.

A crise política gerou uma paralisia econômica no país, fechando bancos e a bolsa de valores do Cairo, os turistas deixaram os resorts e os preços de produtos como cigarros e pão vêm subindo vertiginosamente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Líderes do partido de Mubarak renunciam "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!