MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Apagão não poderia ter sido evitado, diz professor

O professor Nivalde Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), disse hoje que o apagão que deixou sete Estados do Nordeste sem luz na madrugada de hoje é um fenômeno raro que não teria como ter sido evitado. "O custo para a manutenção de um

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.02.2011, 17:30:03 Editado em 27.04.2020, 20:51:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O professor Nivalde Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), disse hoje que o apagão que deixou sete Estados do Nordeste sem luz na madrugada de hoje é um fenômeno raro que não teria como ter sido evitado. "O custo para a manutenção de um backup deste porte, num sistema tão complexo como é o do Brasil, inviabilizaria a operação", disse, lembrando que não foram falhas humanas ou de sobrecarga que ocasionaram o problema.


continua após publicidade

Ele destacou que essa é a segunda linha mais importante do País, atrás apenas de Itaipu, e que não teria como haver uma sobressalente para casos em que ocorressem problemas semelhantes. Para o professor, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está atenta ao problema e deverá apresentar sugestões para aprimorar o sistema e evitar problemas semelhantes. "É importante destacar a rapidez com que o sistema foi restabelecido", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Apagão não poderia ter sido evitado, diz professor"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!