MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Disque-denúncia registrará violência a professor em MG

O Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro Minas) passou a disponibilizar um disque-denúncia gratuito para o registro de casos de agressões verbais ou físicas em instituições particulares do Estado. Desde o dia 1º, pelo número 0800-770-3035, prof

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.02.2011, 17:21:03 Editado em 27.04.2020, 20:51:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro Minas) passou a disponibilizar um disque-denúncia gratuito para o registro de casos de agressões verbais ou físicas em instituições particulares do Estado. Desde o dia 1º, pelo número 0800-770-3035, professores e outros profissionais da educação poderão relatar casos de agressão, tendo garantia do sigilo da identidade.


continua após publicidade

A medida foi adotada após o assassinato do professor universitário Kássio Vinícius Castro Gomes, de 39 anos. Em dezembro último, Gomes foi vítima de um crime brutal. Ele foi esfaqueado pelo estudante de educação física Amilton Loyola Caires, de 23 anos, num dos corredores do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte. O Sinpro também já disponibiliza seu portal na internet e um endereço eletrônico para o relato de casos de agressões a professores.


A decisão de lançar a ferramenta se baseou também em outros casos recentes de violência contra profissionais cometidas por estudantes em Minas. O disque-denúncia vai funcionar em dias úteis, das 9 horas às 13 horas e das 14 horas às 18 horas. Os casos registrados serão encaminhados ao Ministério Público do Trabalho, ao Conselho Estadual de Educação, à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e às polícias Militar e Civil.


continua após publicidade

Em 2009, a pesquisa 'Rede particular de ensino: vida de professor e violência na escola', realizada pelo Sinpro em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas), revelou que 62% dos professores entrevistados já haviam presenciado casos de violência verbal; 39% dos professores relataram situações de intimidação e 35%, de ameaça. Conforme a pesquisa, 91% dos professores entrevistados consideram como violência o desrespeito à sua autonomia no exercício da docência, sendo que 52% vivenciaram situações dessa natureza.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Disque-denúncia registrará violência a professor em MG"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!