Geral

Festa de Navegantes deve reunir 100 mil fiéis

Da Redação ·
 Festa de Navegantes chega em sua 136ª edição
fonte: Fredy Vieira/PMPA
Festa de Navegantes chega em sua 136ª edição

Moradores de Porto Alegre celebram, nesta quarta-feira (2), a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Na 136ª edição do evento, a prefeitura espera reunir mais de 100 mil fiéis na procissão terrestre. Já na procissão fluvial, a expectativa é que mais de 150 embarcações participem.
 

continua após publicidade

O público do festejo mistura fiéis, remadores veteranos, representantes de clubes náuticos e esportistas. Nesta edição, o local de desembarque da procissão fluvial será no píer da Colônia Z-5 de Pescadores da Ilha da Pintada, onde ocorrerá uma missa campal. No local, também haverá feira de artesanato, apresentações culturais e será disponibilizada uma praça de alimentação com comida típica ribeirinha.
 

A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes foi reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Porto Alegre, em janeiro de 2010. A celebração da festa, segundo a prefeitura, faz parte dos saberes, formas de expressão e lugares significativos para a preservação da memória cultural da capital.
 

continua após publicidade

Procissão terrestre


O cortejo terrestre parte do Santuário Nossa Senhora do Rosário às 8h, no Centro Histórico, depois de uma missa, e segue por 5 km até o Santuário Nossa Senhora dos Navegantes, na avenida Sertório.
 

Os fiéis devem chegar por volta das 10h ao Largo de Navegantes, onde será celebrada uma missa campal.
 

Trânsito

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre montou um esquema especial de trânsito para Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes. Agentes da EPTC realizarão bloqueios, desvios e alterações no trânsito e nas linhas de transporte coletivo, durante o deslocamento dos fiéis. Mais informações podem ser obtidas no telefone 118 da EPTC.
 

Para quem utiliza transporte público, segundo a prefeitura, haverá passe livre na frota de ônibus de Porto Alegre.