MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Ex-general deve ser eleito presidente em Mianmar

O primeiro-ministro indicado pela junta militar que governa Mianmar (antiga Birmânia), o ex-general Thein Sein, deverá ser escolhido para ser o presidente do país, disseram hoje funcionários do governo, em meio a um processo semi secreto de escolha no Par

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.02.2011, 18:39:02 Editado em 27.04.2020, 20:51:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O primeiro-ministro indicado pela junta militar que governa Mianmar (antiga Birmânia), o ex-general Thein Sein, deverá ser escolhido para ser o presidente do país, disseram hoje funcionários do governo, em meio a um processo semi secreto de escolha no Parlamento dominado pelos militares.


continua após publicidade

Thein é um aliado próximo do general Than Shwe, considerado o líder da junta. A indicação de Thein para a presidência pouco deverá fazer para reduzir as acusações feitas a partir de novembro do ano passado, de que as eleições gerais tinham como objetivo apenas esconder o poder da junta militar atrás de uma simpática fachada civil.


Sob as complexas regras parlamentares, câmara alta, câmara baixa e as Forças Armadas escolhem cada uma um político para ser vice-presidente. Um dos três vice-presidentes é então escolhido como presidente por um seleto comitê eleitoral, indicado pela própria junta militar.


continua após publicidade

O general Than Shwe, que governa Mianmar com mão-de-ferro desde 1992, não teve seu nome colocado para a escolha do comitê. "O general mais graduado irá se aposentar após passar o poder ao novo governo", disse o funcionário. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Ex-general deve ser eleito presidente em Mianmar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!