Geral

MP acompanha ações contra leptospirose em Friburgo

Da Redação ·
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) instaurou na última sexta-feira inquérito civil para acompanhar as ações da prefeitura de Nova Friburgo no combate à leptospirose. O inquérito, instaurado pela promotora de Justiça Luciana Soares Rodrigues, tem o objetivo de investigar a atuação das autoridades de saúde do município na condução das ações contra surto de leptospirose. Para a Vigilância Sanitária do município foram requisitadas informações sobre quais medidas vêm sendo adotadas pelo órgão e se existe protocolo de alerta para surtos da doença.

O MP-RJ também requisitou à Secretaria Municipal de Saúde e à Fundação Municipal de Saúde informações sobre a permanência de campanhas que tratem da prevenção da leptospirose e seus primeiros sintomas; se está havendo notificação dos casos; se há, na rede pública do município, exame laboratorial para a confirmação desse diagnóstico; se há medicamentos suficientes para o tratamento da doença; em qual unidade de saúde será feita a internação de casos graves; e, por fim, se a unidade de diálise do Hospital Municipal Raul Sertã (HMRS) se encontra em funcionamento.

Além disso, a promotora requereu a expedição de nota informativa à população na imprensa local sobre formas de prevenção da doença, cuidados básicos de higiene e com a alimentação e primeiros sintomas, para que os moradores possam procurar orientação médica. De acordo com a promotora, é importante que as pessoas reconheçam os sintomas neste momento que corresponde ao período de incubação da doença.

continua após publicidade