Geral

Câmara e Senado escolhem hoje novos lideres do Congresso

Da Redação ·
 Deputados e senadores eleitos em outubro assumem hoje os seus cargos no Congresso
fonte: Divulgação
Deputados e senadores eleitos em outubro assumem hoje os seus cargos no Congresso

O Senado Federal e a Câmara dos Deputados iniciam nesta terça-feira (1º) sua 54ª legislatura com a posse de 513 deputados e 54 senadores. As duas Casas vão ainda eleger novo comando com a escolha das novas Mesas Diretoras, ou seja, os dirigentes do Congresso.

continua após publicidade

Deputados e senadores escolherão, entre eles, quem terá assento na Mesa, composta por sete membros titulares e quatro suplentes. É esse grupo, encabeçado pelo presidente, que representa a cúpula de poder: define a agenda legislativa (as propostas de lei prioritárias para o país) e cuida da administração interna (veja infográfico abaixo).

continua após publicidade



Por regra, a escolha é feita por votação, mas já vem sendo costurada desde o ano passado, após as eleições gerais. O favorito para o comando da Câmara hoje é o atual presidente, Marco Maia (PT-RS), escolhido por seu partido para disputar o cargo. Entre os senadores, o nome escolhido é de José Sarney (PMDB-AP).



Tanto na Câmara quanto no Senado, as maiores bancadas na Casa têm prioridade na escolha dos 11 cargos da Mesa. Embora todos os cargos já estejam negociados, a eleição poderá trazer surpresas, ainda que com chances mínimas. Isso ocorre porque, independentemente dos acordos já feitos entre os partidos, a votação é secreta e individual, o que dá liberdade para cada parlamentar escolher sem ser pressionado ou se passar por traidor.