MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Passageiros acumulam-se em aeroporto no Egito

Milhares de passageiros acumulavam-se no aeroporto do Cairo neste sábado, em meio ao atraso e cancelamento de diversos voos, ficando impossibilitados de deixar o país por causa do toque de recolher imposto pelo governo.Enquanto isso, Arábia Saudita, Líban

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.01.2011, 20:33:02 Editado em 27.04.2020, 20:51:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Milhares de passageiros acumulavam-se no aeroporto do Cairo neste sábado, em meio ao atraso e cancelamento de diversos voos, ficando impossibilitados de deixar o país por causa do toque de recolher imposto pelo governo.


continua após publicidade

Enquanto isso, Arábia Saudita, Líbano, Emirados Árabes Unidos e Jordânia organizaram dez voos adicionais para tentar retirar seus cidadãos do país, disseram fontes do aeroporto internacional do Cairo. Entre os que saíram estavam familiares de diplomatas.


A principal operadora aérea egípcia, por sua vez, foi obrigada a cancelar 15 voos agendados porque não conseguiu reunir um número suficiente de tripulantes e funcionários de segurança, disseram as fontes.


continua após publicidade

Para milhares de viajantes, egípcios e estrangeiros, a notícia significou mais um revés num dia em que pouca coisa deu certo. Cerca de duas mil pessoas correram para o aeroporto no início do dia, muitos sem reserva, na esperança de conseguir um assento num voo para fora do país. Sem voos, os passageiros acumulavam-se no aeroporto, impedidos de sair por causa do toque de recolher e também por medo dos protestos que tomavam conta da capital e que já provocaram mais de 70 mortes.


Outros, que ainda não foram para o aeroporto, contam os dias na esperança de qualquer oportunidade para sair. "Vamos contactar o consulado dos EUA, porque queremos que eles saibam que estamos aqui", disse a norte-americana Regina Fraser.


As perspectivas parecem sombrias. A companhia aérea British Midlands International informou que seu voo de Londres para o Cairo teve de retornar à capital inglesa porque a mudança do horário do toque de recolher impossibilitou a aterrissagem a tempo para que os passageiros deixassem o aeroporto. O avião estava cheio de diplomatas britânicos, pessoas que trabalham em órgãos de direitos humanos, jornalistas e alguns egípcios desesperados por chegar em casa, incluindo um que tentava chegar a tempo para sua cerimônia de casamento, de acordo com um repórter da Associated Press que estava a bordo.


continua após publicidade

Diversas companhias, entre elas as alemãs Lufthansa e Air Berlin, a norte-americana Delta Air Lines e a polonesa LOT, cancelaram voos e estudavam por quanto tempo iriam manter os cancelamentos. A Delta disse que seus serviços estavam "indefinidamente suspensos como resultado de uma insurgência civil" no Egito.


Outras, como a italiana Alitalia, a holandesa KLM e a British Airways ajustavam seus cronogramas para se adaptar aos horários do toque de recolher. A British disse ainda que enviaria um avião charter para o Egito para retirar de lá os passageiros que queiram sair.


Além disso, os militares fecharam o acesso às pirâmides de Giza, um dos principais atrativos turísticos do país. O turismo responde por até 11% do PIB egípcio e levou mais de US$ 9 bilhões para o Egito nos primeiros nove meses do ano passado. As informações são da Associated Press.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Passageiros acumulam-se em aeroporto no Egito"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!