MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Hillary: Hezbollah mudará relação dos EUA com o Líbano

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, afirmou hoje que a formação de um governo dominado pelo Hezbollah no Líbano significará mudanças na relação entre o país e os Estados Unidos. Juntamente com Canadá e Israel, os EUA classificam o bra

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.01.2011, 16:51:02 Editado em 27.04.2020, 20:51:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, afirmou hoje que a formação de um governo dominado pelo Hezbollah no Líbano significará mudanças na relação entre o país e os Estados Unidos. Juntamente com Canadá e Israel, os EUA classificam o braço militar do partido xiita como uma organização terrorista.


continua após publicidade

Hoje, o novo primeiro-ministro do Líbano, Najib Mikati, que é apoiado pelo Hezbollah, iniciou as conversas para a formação do governo. Ele recebeu a tarefa de formar um novo governo após o Hezbollah e seus aliados derrubarem o gabinete de Saad Hariri. O motivo foi uma disputa por causa de um tribunal da Organização das Nações Unidas (ONU) que investiga o assassinato em 2005 do ex-primeiro-ministro Rafiq Hariri, pai de Saad. Especula-se que o tribunal indicie membros do Hezbollah pelo crime.


Apesar das críticas, Mikati rejeita a acusação de que é um "homem do Hezbollah", dizendo que não está atrelado à agenda do grupo. "Eu digo com toda a honestidade que minha nomeação pelo Hezbollah não significa que estou comprometido com nenhuma de suas posições políticas, exceto no que concerne à proteção da resistência nacional", comentou, referindo-se à luta do grupo militante xiita contra Israel.


continua após publicidade

A Arábia Saudita aconselhou hoje seus cidadãos a não viajarem para o Líbano, "até que a calma e a estabilidade voltem ao país". O país apoia Hariri e a coalizão 14 de Março. Hariri também possui cidadania saudita.


O vice-primeiro-ministro de Israel, Silvan Shalom, disse que o Líbano estava se tornando "refém" do Irã e do Hezbollah. "A comunidade internacional deve fazer de tudo para impedir o Hezbollah e o Irã de tomarem o Líbano como refém", afirmou ele, em entrevista à rádio pública israelense. "O Hezbollah não é simplesmente uma organização terrorista, é uma organização terrorista controlada pelo Estado iraniano", disse Shalom. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Hillary: Hezbollah mudará relação dos EUA com o Líbano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!