Geral

Chávez está prestes a eliminar imprensa livre, diz telegrama

Da Redação ·
 Jornalistas venezuelanos fazem protesto em Caracas contra censura à imprensa pelo governo de Hugo Chávez
fonte: Juan Barreto/23.01.2011/AFP
Jornalistas venezuelanos fazem protesto em Caracas contra censura à imprensa pelo governo de Hugo Chávez

Os Estados Unidos consideraram que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, se aproxima de "sua meta de domesticar ou eliminar os meios de comunicação livres e independentes", graças à pressão política e econômica que exerce sobre eles, segundo revela documentos divulgados nesta segunda-feira (24) pelo site WikiLeaks.

continua após publicidade

"Chávez continua reduzindo a capacidade dos meios de comunicação privados de servir como contrapeso democrático", afirma um telegrama emitido em fevereiro de 2010 pela embaixada americana em Caracas e publicado pelo jornal espanhol El País.
O texto foi escrito pelo então embaixador americano, Patrick Duddy.

continua após publicidade

- Com os diretores da Globovisión suavizando seu tom e contando os dias que lhe restam e as aparentemente terríveis condições econômicas dos meios de comunicação impressos, Chávez está perto de sua meta de 'domesticar' ou eliminar os meios independentes que restam na Venezuela.

continua após publicidade

Segundo a correspondência diplomática, Duddy realizou encontros com diretores do canal privado Globovisión, que foi ameaçado de ser fechado em diversas ocasiões pelo governo e tem vários procedimentos administrativos abertos. O canal é acusado de ter apoiado uma tentativa de golpe contra Chávez em 2002.

Também se reuniu com autoridades do jornal El Nacional, muito crítico ao governismo.