MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Israel elabora plano de fronteiras de Estado palestino

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, formulou uma iniciativa para o estabelecimento de um Estado palestino com fronteiras provisórias, sem a necessidade de esvaziamento das colônias judaicas, informa neste domingo (23) o jor

Da Redação

·
 Soldado israelense lança gás lacrimogênio para conter manifestação em Halamish
Icone Camera Foto por Abbas Momani/21.01.2011/AFP
Soldado israelense lança gás lacrimogênio para conter manifestação em Halamish
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.01.2011, 14:47:00 Editado em 27.04.2020, 20:52:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, formulou uma iniciativa para o estabelecimento de um Estado palestino com fronteiras provisórias, sem a necessidade de esvaziamento das colônias judaicas, informa neste domingo (23) o jornal israelense Haaretz.

continua após publicidade

Com base em fontes do ministério citadas pela publicação, Lieberman pretende assim "paralisar a situação existente nos territórios [palestinos], realizando mudanças menores".

continua após publicidade

A iniciativa pretende adiantar-se a um eventual reconhecimento internacional do Estado palestino pelas fronteiras de 1967 e reduzir a pressão sobre Israel, transferindo o controle das áreas palestinas que de fato já controlavam sem retirar as colônias judaicas do território ocupado.

continua após publicidade

- Depois que o Estado palestino for estabelecido com fronteiras provisórias, será possível retomar as negociações diplomáticas e talvez alcançar acordos sobre a transferência adicional de território.

Lieberman já mostrou a iniciativa ao primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, embora ainda não tenha apresentado os mapas nos quais está projetado o Estado palestino com fronteiras provisórias.

continua após publicidade

O traçado também inclui uma rede de estradas e caminhos que conectaria as áreas sob controle palestino. Conforme as fontes diplomáticas israelenses, o mapa "fornece uma contiguidade territorial que permitirá que um Estado palestino com fronteiras provisórias seja viável".

continua após publicidade

Pelo projeto de Lieberman, que corresponde à segunda fase do Mapa de Caminho - o plano de paz da comunidade internacional aprovado por israelenses e palestinos em 2003 -, não inclui a retirada de colônias nem a transferência de território adicional à Autoridade Nacional Palestina (ANP).

O Estado provisório compreende principalmente as zonas A e B da Cisjordânia, as já definidas pelos Acordos de Oslo. As primeiras estão sob controle pleno da ANP, enquanto as segundas só da população civil, embora não da segurança.

continua após publicidade

Estas áreas representam 42% do território ocupado da Cisjordânia, às quais a iniciativa de Lieberman poderia somar algo mais, até alcançar 45% e 50%.

continua após publicidade

A formulação do relatório está prevista para ser finalizada nas próximas semanas, após as quais Lieberman estuda enviá-lo ao Departamento de Estado e ao Congresso dos Estados Unidos.

O presidente da ANP, Mahmoud Abbas, insistiu em repetidas ocasiões que não aceitará um Estado palestino com fronteiras provisórias.

Desde setembro, o processo de paz no Oriente Médio está estagnado, principalmente pela recusa israelense de frear a construção nos assentamentos judaicos. Diante da detenção brusca na negociação, os palestinos buscam, há meses, o reconhecimento internacional para um Estado com as fronteiras prévias à guerra de 1967.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Israel elabora plano de fronteiras de Estado palestino"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!