MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Parlamento Europeu protesta contra nova lei de imprensa do país

Vários eurodeputados do Partido Verde receberam o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, novo presidente rotativo da União Europeia (UE), com mordaças e manchetes de jornais censuradas durante um protesto nesta quarta-feira (19) contra a polêmica

Da Redação

·
 Membros do Partido Verde protestam contra lei na Hungria que regula a mídia e se aproxima da censura, segundo os legisladores
Icone Camera Foto por Georges Gobet/19.01.2011/AFP
Membros do Partido Verde protestam contra lei na Hungria que regula a mídia e se aproxima da censura, segundo os legisladores
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.01.2011, 15:56:00 Editado em 27.04.2020, 20:52:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Vários eurodeputados do Partido Verde receberam o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, novo presidente rotativo da União Europeia (UE), com mordaças e manchetes de jornais censuradas durante um protesto nesta quarta-feira (19) contra a polêmica lei de imprensa aprovada por seu governo.

continua após publicidade

Quando Orban tomou a palavra na assembleia de Estrasburgo, no leste da França, para expor as prioridades de sua Presidência da UE, alguns parlamentares europeus agitaram capas dos principais jornais húngaros com as manchetes tapadas por tarjas e a palavra censurado carimbada, enquanto outros usaram uma mordaça na boca.

continua após publicidade

A nova lei de imprensa húngara foi alvo, nos últimos dias, de uma saraivada de críticas por parte da maioria dos grupos políticos da Eurocâmara, que a acusam de se aproximar da censura, segundo Martin Schulz, líder dos socialistas, que exigem sua anulação.

continua após publicidade

O chefe dos liberais, Guy Verhoftstadt, saudou a decisão da Comissão Europeia de exigir novos esclarecimentos do governo húngaro em relação ao conteúdo do texto.

- Quando ameaças deste tipo pesam sobre os valores fundamentais da União Europeia, não há tempo a perder.

continua após publicidade

A obrigação de realizar uma cobertura equilibrada dos acontecimentos nacionais e europeus, sem definir exatamente este termo ou o processo de nomeação dos dirigentes da nova entidade supervisora da imprensa, são duas das disposições da nova legislação que mais preocupam os europeus.

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Parlamento Europeu protesta contra nova lei de imprensa do país"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!