MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Crianças enfrentam o perigo e a pobreza nas ruas de Jacarta

A situação de desamparo das milhares de crianças que vivem em ruas das maiores cidades da Indonésia é explorada por gente sem escrúpulos, incluindo pedófilos. Um caso em que um vendedor ambulante de brinquedos foi detido pela polícia após abusar de 9

Da Redação

·
 Milhares de crianças vivem nas ruas da Indonésia e muitas são violentadas e sofrem abusos dos adultos
Icone Camera Foto por Eugene Hoshiko/AP
Milhares de crianças vivem nas ruas da Indonésia e muitas são violentadas e sofrem abusos dos adultos
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.01.2011, 20:20:00 Editado em 27.04.2020, 20:52:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A situação de desamparo das milhares de crianças que vivem em ruas das maiores cidades da Indonésia é explorada por gente sem escrúpulos, incluindo pedófilos.

continua após publicidade

Um caso em que um vendedor ambulante de brinquedos foi detido pela polícia após abusar de 96 menores demonstra o quanto é indefesa e o quanto está exposta a perigos a legião de crianças que vaga pelas ruas de Jacarta e outros grandes municípios do país, e que, como admitem as autoridades, são aproximadamente 50 mil.

Segundo Karen Manda, especialista do Unicef, o órgão desconhece o número, mas não descarta que possa ser maior, já que apenas 40% dos menores de cinco anos estão recenseados.

continua após publicidade

- Não sabemos de quantas crianças estamos falando, mas, apesar de ser possível que não seja uma porcentagem muito grande em um país como a Indonésia, com 240 milhões de habitantes, podemos estar falando de milhares e milhares de menores que vivem em más condições nas ruas.

Entre eles, há dois grupos diferenciados: o das crianças que, por não terem um lar, dormem onde conseguem, e o daquelas que a desatenção familiar lhes leva a ir para as ruas.

Em Jacarta, e em outras cidades, é recorrente ver crianças limpando os parabrisas dos carros em troca de algumas poucas moedas, carregando caixas de engraxates para oferecer serviço, vendendo jornais ou pedindo esmola.

continua após publicidade

Brebes, uma criança órfã de pai, vive nas emaranhadas ruas desde que fugiu da casa de um parente ao qual a mãe concedeu sua custódia antes de emigrar para o Oriente Médio para trabalhar.

O passado e o presente do menino são similares aos de outros tantos que, por desespero, caem na prostituição, mais florescente nos bairros marginais e nas regiões industriais, ou são explorados em oficinas ilegais dos subúrbios, que empregam menores como mão de obra.

O jovem Amran, de 19 anos, lembra de sua situação quando tinha oito.

- Quando limpava sapatos, um dos meus clientes abusou sexualmente de mim e depois me deu 3.000 rúpias (cerca de R$ 0,55).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Crianças enfrentam o perigo e a pobreza nas ruas de Jacarta"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!