MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

São Paulo fará obra emergencial nos rios Tietê e Pinheiros

Após as fortes chuvas que atingiram o Estado de São Paulo a partir da noite de segunda-feira (10), causando ao menos 12 mortes e 125 pontos de alagamento na capital paulista, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou, na tarde desta terça-feira (11)

Da Redação

·
 Marginal Tietê, sob a ponte Atílio Fontana, ficou completamente alagada, no início da manhã desta terça-feira (11)
Icone Camera Foto por Rodrigo Coca/ Foto Arena/ AE
Marginal Tietê, sob a ponte Atílio Fontana, ficou completamente alagada, no início da manhã desta terça-feira (11)
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.01.2011, 17:05:00 Editado em 27.04.2020, 20:52:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após as fortes chuvas que atingiram o Estado de São Paulo a partir da noite de segunda-feira (10), causando ao menos 12 mortes e 125 pontos de alagamento na capital paulista, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou, na tarde desta terça-feira (11), que começará operação de emergência para a retirada de sedimentos do fundo dos rios Tietê e Pinheiros. O objetivo do chamado desassoreamento dos rios é evitar novos alagamentos na cidade de São Paulo e na região metropolitana.

continua após publicidade

As obras custarão R$ 800 milhões aos cofres públicos.

continua após publicidade

De acordo com o governador, 2,1 milhões e 1,5 milhão de metros cúbicos de materiais acumulados serão retirados, respectivamente, dos rios Tietê e Pinheiros, para conter as cheias.

continua após publicidade

No rio Pinheiros, o governo diz ter autorizado a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) a colocar de mais três bombas de sucção – dois na Usina Elevatória de Traição e uma na Usina Elevatória de Pedreira.

As obras custarão R$ 800 milhões aos cofres públicos.

continua após publicidade

Alckmin também relatou ter sobrevoado as calhas dos rios Pinheiros e Tietê e se comprometeu a disponibilizar 50 caminhões de limpeza de bocas de lobo e dez caminhões-pipa para a limpeza das ruas da capital.

Entre 2009 e este ano, o rio Tietê transbordou cinco vezes, segundo informações do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências). Na madrugada desta terça-feira, a água invadiu a pista na altura do posto da Dutra e próximo à ponte do Piqueri. Já o rio Pinheiros sofreu com transbordamentos três vezes no mesmo período. A última vez aconteceu também na manhã desta terça-feira, na altura da Cidade Universitária (zona oeste).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "São Paulo fará obra emergencial nos rios Tietê e Pinheiros"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!