Geral

Ex-vice presidente continua na UTI

Da Redação ·
 José Alencar continuará com tratamento contra o câncer
fonte: googleimagens.com
José Alencar continuará com tratamento contra o câncer

Após completar uma semana internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o ex-vice-presidente José Alencar se recupera de um procedimento feito para conter um sangramento na região abdominal. Alencar, de 79 anos, continua na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) cardiológica do hospital e deve prosseguir com o tratamento contra o câncer, doença que enfrenta há mais de uma década.

continua após publicidade

Na tarde desta quarta-feira (5), o ex-vice-presidente foi submetido novamente a uma embolização, procedimento para controlar o sangramento que atinge o seu intestino. Antes, para localizar o foco da hemorragia, foi feita uma arteriografia, exame que consiste em uma radiografia das artérias. Ele passou mais de cinco horas no centro cirúrgico.

continua após publicidade

A mesma estratégia já havia sido usada no dia 28, mas Alencar voltou a sangrar na terça-feira (4), o que fez com que ele deixasse o quarto em que estava internado e retornasse à UTI.

continua após publicidade

O ex-vice-presidente da República chegou ao hospital no dia 22 devido a uma grave hemorragia na região abdominal. A princípio, os médicos recorreram a uma cirurgia, mas não foi possível sequer identificar a origem do sangramento, posteriormente controlado com medicamentos e com a embolização.

Na terça, ele também retomou a quimioterapia pela via oral, com a ingestão de comprimidos. O tratamento contra o câncer estava suspenso há dois meses devido a seu quadro clínico, mas os médicos constaram o crescimento de um tumor no abdome.

continua após publicidade

Debilitado, o paciente não pôde participar da cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff, no último sábado (1º). Os médicos não o liberaram para que ele viajasse a Brasília.