MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Cuba começa a demitir 500 mil funcionários públicos

Cuba iniciou o processo para despedir meio milhão de trabalhadores do serviço público nesta terça-feira (4). Com a medida, o presidente Raúl Castro pretende impulsionar a economia da ilha comunista.   O governo planeja cortar 500 mil servidores púb

Da Redação

·
 Trabalhadores temem demissões no Ministério do Açúcar em Havana; funcionários de outros quatro ministérios estão na lista de corte
Icone Camera Foto por Enrique De La Osa/4.1.2001/Reuters
Trabalhadores temem demissões no Ministério do Açúcar em Havana; funcionários de outros quatro ministérios estão na lista de corte
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.01.2011, 08:16:00 Editado em 27.04.2020, 20:53:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Cuba iniciou o processo para despedir meio milhão de trabalhadores do serviço público nesta terça-feira (4). Com a medida, o presidente Raúl Castro pretende impulsionar a economia da ilha comunista.

continua após publicidade

O governo planeja cortar 500 mil servidores públicos de sua inchada folha de pagamento até março.

continua após publicidade

Segundo o chefe da Federação dos Trabalhadores de Cuba, Salvador Valdés Mesa, a entidade vai supervisionar as demissões. Os primeiros cortes devem cair sobre os trabalhadores dos Ministérios do Açúcar, Agricultura, Construção, Saúde Pública e Turismo.

continua após publicidade

A economia de Cuba foi duramente atingida por furacões de 2008 e pela crise financeira global. Nos últimos dois anos, o país reduziu drasticamente as importações, congelou contas bancárias de empresas estrangeiras e deu o calote no pagamentos a credores.

Governo diz que vai oferecer novo emprego

continua após publicidade

Na maioria dos casos, os trabalhadores despedidos receberão ofertas de outros empregos, que poderão aceitar ou recusar.

continua após publicidade

O plano prevê que cerca de 200 mil demitidos passem a participar de cooperativas, criadas a partir de empresas atualmente controladas pelo Estado.

continua após publicidade

O governo também começou a emissão de 250 mil novas licenças para autônomos. Pela primeira vez, os trabalhadores independentes vão ser autorizados a contratar trabalhadores.

Os cubanos recebem benefícios sociais como saúde e educação gratuitas, mas seus salários são, em média, o equivalente a cerca de R$ 34 (US$ 20) por mês.

continua após publicidade

Quem produzir mais, fica Mayda Vega, chefe de um gabinete no Ministério da Agricultura, disse que os funcionários públicos determinarão quais trabalhadores serão mantidos com base na sua produtividade.

- Sabemos que, se não há produtividade, nunca vai haver um aumento nos salários. Então é uma medida necessária que tem de ser entendida.

Autoridades disseram que o governo começou a cortar postos de trabalho já em outubro, pouco depois de anunciar um pacote de reformas. Mas o processo foi adiado para evitar um excesso de mudanças sociais em pouco tempo.

Copyright Thomson Reuters 2009

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Cuba começa a demitir 500 mil funcionários públicos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!