Geral

Chuva deixa 185 desabrigados e mais de mil desalojados

Da Redação ·

A Defesa Civil do Espírito Santo informou hoje (28) que chega a 185 o número de pessoas desabrigadas e a 1.015 o de desalojadas em consequência da forte chuva registrada desde a noite de domingo (26). Equipes do órgão se deslocaram nesta terça-feira para o município de Muqui a fim de identificar áreas onde há risco de deslizamento.  

continua após publicidade

Ontem (27), os agentes estiveram em Itarana, Itaguaçu e Santa Maria de Jetibá para verificar os danos. A finalidade também é agilizar a chagada de assistência humanitária e a reconstrução da casas destruídas pela tempestade.  

Os municípios afetados solicitaram apoio da Secretaria do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) para o envio de cestas básicas e colchões para a população. Os desalojados são os que têm que deixar suas casas, mas podem ir para a casa de um amigo ou de um parente, enquanto o desabrigado precisa ser acolhido pelas prefeituras.  

continua após publicidade

A Defesa Civil capixaba pediu ao Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES) a reconstrução emergencial de um trecho da rodovia ES-164, em Itaguaçu, que ficou intransitável.  

De acordo com a Defesa Civil, está prevista para esta tarde a ocorrência de pancadas de chuvas de intensidade moderada a forte nas regiões do Caparaó, no sul; em Serrana, na Grande Vitória; e no noroeste do estado. A tendência é que esse quadro se repita amanhã (29) e na quinta-feira (30) nas áreas próximas ao litoral capixaba e no noroeste do estado.  

No site da Defesa Civil Estadual (www.defesacivil.es.gov.br) o cidadão consegue acessar todos os contatos das defesas civis municipais.