MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Governo de SP eleva Pedra do Baú a monumento natural

Foi decretada ontem a criação do Monumento Natural da Pedra do Baú, localizado em uma área de 3.154 hectares no município de São Bento do Sapucaí, na Vale do Paraíba. O local será administrado pela Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Est

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.12.2010, 09:21:02 Editado em 27.04.2020, 20:53:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Foi decretada ontem a criação do Monumento Natural da Pedra do Baú, localizado em uma área de 3.154 hectares no município de São Bento do Sapucaí, na Vale do Paraíba. O local será administrado pela Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (FF), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente, e tem como objetivo proteger a biodiversidade, os recursos hídricos e organizar a visitação turística e o uso esportivo do complexo rochoso.


continua após publicidade

Segundo o governo do Estado, nos três anos do processo para a criação do monumento foram realizados discussões públicas, estudos e análises e consistiu em um suporte especializado, com justificativa técnica, elaboração de mapas e consultoria, com aprovação do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) no dia 14 de outubro desse ano.


Histórico


continua após publicidade

O monumento está situado em duas Áreas de Proteção Ambiental: a da Serra da Mantiqueira, federal, e a de São Bento do Sapucaí, estadual. Localizada a cerca de 12 quilômetros da sede do município de São Bento do Sapucaí, a Pedra do Baú, chamada pelos primeiros habitantes de Embahú ("ponto de vigia" em tupi-guarani), recebeu ainda o nome de Canastra (baú grande de guardar pertences), nome dado pelos tropeiros e caboclos da região.


A Pedra do Baú atinge 1.950 metros de altitude e foi escalada pela primeira vez pelos irmãos Antônio e João Cortez. Com equipamentos rudimentares para a escalada, os aventureiros atingiram o topo em 12 de agosto de 1940.


Atualmente, o acesso ao Complexo do Baú, conjunto de montanhas rochosas constituídas pelo Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata, é acessível desde as cidades de São bento do Sapucaí e Campos do Jordão por estrada asfaltada que interliga os dois municípios.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Governo de SP eleva Pedra do Baú a monumento natural"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!