MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Rio terá centro de operações para gerenciar emergências

O Rio de Janeiro passa a contar, a partir de sexta-feira, com um moderno centro de operações que vai integrar 30 órgãos municipais e concessionárias para gerenciar tanto as emergências, como enchentes e acidentes de trânsito, quanto grandes eventos progra

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.12.2010, 17:48:01 Editado em 27.04.2020, 20:53:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Rio de Janeiro passa a contar, a partir de sexta-feira, com um moderno centro de operações que vai integrar 30 órgãos municipais e concessionárias para gerenciar tanto as emergências, como enchentes e acidentes de trânsito, quanto grandes eventos programados na cidade, como a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016. Na sala de controle o monitoramento será feito ininterruptamente em um telão de 80 metros quadrados, o maior da América Latina.


continua após publicidade

"O centro vai nos permitir ter alguém olhando para a cidade 24 horas por dia, esse é o objetivo principal. Muitas dessas tecnologias já estão disponíveis. O que estamos fazendo aqui, que é fundamental, é integrar essas coisas", disse o prefeito Eduardo Paes (PMDB) hoje, durante visita ao local. A inauguração do centro acontece na sexta-feira e terá a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge.


O edifício de três andares na Cidade Nova, próximo à prefeitura, estará conectado a mais de cem câmeras espalhadas pelo Rio. Com isso, os 70 controladores que operam no local podem contatar imediatamente os agentes responsáveis por solucionar problemas que afetam a cidade. Por exemplo, se faltar energia em um bairro do Rio, a Light repassa a informação ao Centro de Operações, que enviará o recado diretamente a órgãos como o CET-Rio, para destacar agentes de trânsito às regiões sem semáforos. Também pode ser acionada a Secretaria de Educação, para cuidar das escolas e creches, ou qualquer outro órgão responsável pelo bom funcionamento urbano.


continua após publicidade

A decisão de construir o prédio foi tomada depois das fortes chuvas de abril, que pararam a cidade. Por isso, uma das principais aquisições do centro é um sistema que poderá prever chuvas fortes com 48 horas de antecedência. O Pmar (Previsão de Meteorologia de Alta Resolução) ficará pronto no fim do primeiro semestre de 2011.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Rio terá centro de operações para gerenciar emergências"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!