MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Fracassa greve contra presidente da Costa do Marfim

A tentativa de Alassane Ouattara - considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela comunidade internacional o novo presidente da Costa do Marfim - de convocar uma greve geral para forçar a saída de Laurent Gbagbo do governo parece ter fracassa

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.12.2010, 12:06:02 Editado em 27.04.2020, 20:53:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A tentativa de Alassane Ouattara - considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela comunidade internacional o novo presidente da Costa do Marfim - de convocar uma greve geral para forçar a saída de Laurent Gbagbo do governo parece ter fracassado, segundo informou a agência France Presse. Após o final de semana do Natal, hoje o dia foi normal na capital Abidjã, com as buzinas e os gritos de vendedores ambulantes ecoando pelas ruas e o trânsito congestionado, como de costume.


continua após publicidade

Até mesmo nos bairros onde a votação de Ouattara foi grande, como Abobo, no norte da cidade, a movimentação era intensa. Em Koumassi, nas proximidades do local onde a oposição montou seu governo paralelo, o mercado de rua estava funcionando normalmente.


Tanto Gbagbo quanto Ouattara afirmam ter vencido o segundo turno da eleição presidencial, realizado no dia 28 de novembro. Embora Ouattara seja reconhecido pela comunidade internacional e pela ONU como o verdadeiro vencedor, Gbabgo continua no poder.


continua após publicidade

O partido de Ouattara, o RHDP, convocou uma greve geral na noite de domingo para forçar Gbagbo a deixar o cargo, mas a medida não surtiu efeito. Não está claro se isso aconteceu por causa de falta de apoio ou porque a mensagem não foi transmitida corretamente à população.


As forças de segurança ligadas a Gbagbo mantém a cidade com mão de ferro e uma tentativa anterior de realizar uma manifestação de protesto foi esmagada. Segundo monitores da ONU, ocorreram assassinatos e sequestros em bairros onde há apoio a Ouattara.


Gbagbo deve se reunir na terça-feira com uma delegação de líderes da África ocidental que se encaminha ao país para pedir que ele deixe o cargo, sob a ameaça de uma intervenção militar regional. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Fracassa greve contra presidente da Costa do Marfim"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!