Geral

Jornal diz ter obtido todos os telegramas do WikiLeaks

Da Redação ·
O jornal norueguês Aftenposten informou hoje ter conseguido todos os mais de 250.000 telegramas diplomáticos norte-americanos que vêm sendo divulgados paulatinamente pelo site WikiLeaks, dedicado ao vazamento de arquivos secretos. Ole Erik Almlid, editor do Aftenposten, disse que o jornal não tem nenhuma restrição quanto ao uso a ser feito do material e publicará reportagens citando os telegramas caso julgue relevante. Ainda de acordo com ele, trechos de documentos originais também serão divulgados no site do periódico na internet. Almlid se recusou a revelar como o Aftenposten obteve os documentos, mas disse que a direção do jornal não pagou por eles. Até o momento, o WikiLeaks divulgou apenas cerca de 1.900 dos mais de 250.000 telegramas de que dispõe. O teor dos documentos vazados pelo WikiLeaks tem sido publicado por diversos veículos de comunicação ao redor do mundo, alguns dos quais fizeram acordo com o site. As informações são da Associated Press.
continua após publicidade