MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Senado aprova tratado nuclear com a Rússia, negociado por Obama

O Senado dos Estados Unidos aprovou na tarde desta quarta-feira (22) o tratado de desarmamento nuclear Start, assinado em conjunto com Rússia. O acordo, uma vitória política do presidente Barack Obama, reduz em 30% o número de ogivas nucleares dos dois

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.12.2010, 13:53:00 Editado em 27.04.2020, 20:53:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Senado dos Estados Unidos aprovou na tarde desta quarta-feira (22) o tratado de desarmamento nuclear Start, assinado em conjunto com Rússia. O acordo, uma vitória política do presidente Barack Obama, reduz em 30% o número de ogivas nucleares dos dois países, antigos rivais durante a Guerra Fria.

continua após publicidade

O tratado foi ratificado por 71 senadores, contra 26, que votaram contra.

continua após publicidade

A aprovação só foi possível graças ao apoio de parlamentares republicanos da oposição, já que o Partido Democrata de Obama conta com 58 cadeiras no Senado.

continua após publicidade

Para conseguir o apoio republicano, os democratas tiveram de fazer duas emendas ao acordo, dizendo que o governo dos EUA deve continuar investindo em armamento nuclear. A segunda é sobre os limites para um programa de defesa.

A ratificação é uma importante vitória política para Obama, que adiou suas férias com a família no Havaí, à espera da aprovação do pacto pelo Senado.

continua após publicidade

O novo tratado Start reduz em 30% o número de ogivas nucleares de EUA e Rússia, até 1.550 por país, e limita a 800 o número de vetores estratégicos, como mísseis intercontinentais, submarinos e bombardeiros de grande porte.

continua após publicidade

O texto também introduz um novo sistema de inspeções dos arsenais nucleares de cada país.

Obama assinou o documento em Praga, na República Tcheca, em abril deste ano, junto ao presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, após um ano de negociações entre os dois países.

Nesta quarta-feira (22), Obama também promulgou a lei que derruba a norma “Don´t ask, don´t tell” (Não pergunte, não conte), que impedia gays e lésbicas assumidos de servirem nas Forças Armadas. O fim das restrições aos homossexuais era uma das principais promessas de campanha do presidente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Senado aprova tratado nuclear com a Rússia, negociado por Obama"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!