MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Assange deixa a prisão e diz que provará inocência

O editor-chefe do WikiLeaks, Julian Assange, foi libertado sob fiança nesta quinta-feira, após uma semana conturbada em que lutou contra o pedido de extradição para a Suécia, onde o australiano de 39 anos enfrenta acusações de crimes sexuais. Assange d

Da Redação

·
 Assange comemora libertação ao deixar tribunal em Londres, na Inglaterra
Icone Camera Foto por AP
Assange comemora libertação ao deixar tribunal em Londres, na Inglaterra
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.12.2010, 16:39:04 Editado em 27.04.2020, 20:53:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O editor-chefe do WikiLeaks, Julian Assange, foi libertado sob fiança nesta quinta-feira, após uma semana conturbada em que lutou contra o pedido de extradição para a Suécia, onde o australiano de 39 anos enfrenta acusações de crimes sexuais. Assange disse aos jornalistas, que estavam reunidos na frente do Tribunal Superior de Londres, que estava contente em respirar o ar fresco da liberdade. Assange afirmou que continuará a lutar para provar sua inocência. Assange agora deverá ir para uma mansão no interior da Grã-Bretanha, onde terá que respeitar a prisão domiciliar e vestir uma pulseira de monitoramento.


A decisão do juiz Duncan Ouseley, do Tribunal Superior de Londres, permite que o fundador do WikiLeaks, site que vaza documentos oficiais secretos, possa responder em liberdade ao pedido de extradição. O advogado do réu, Mark Stephens, disse mais cedo que ele deveria ser liberado ainda nesta quinta-feira.


A Suécia quer extraditar o ativista para que ele deponha em um caso de crimes sexuais contra duas mulheres. Assange afirma ser inocente e seus advogados veem motivações políticas no caso. O processo de extradição pode levar meses.


Na terça-feira, um juiz londrino concedeu ao australiano o direito à liberdade se ele pagasse a fiança, estabelecida em 200 mil libras. Assange se entregou à polícia na semana passada. O australiano estava sendo mantido em uma solitária quase ininterruptamente desde sua prisão, no dia 7. Ouseley disse não ver risco de Assange tentar fugir do país.


A prisão coincidiu com o início da divulgação de cerca de 250 mil documentos diplomáticos vazados dos EUA pelo WikiLeaks. O vazamento enfureceu Washington. Um dos advogados de Assange, Mark Stephens, disse anteriormente acreditar que o dinheiro da fiança pode ser conseguido ainda nesta quinta-feira. O diretor de documentários norte-americano Michael Moore, o cineasta britânico Ken Loach e a socialite Bianca Jagger estão entre os que contribuíram para se chegar ao total do montante.


Um grupo fora do tribunal vibrou com a decisão desta quinta-feira. "Expor crimes de guerra não é um crime", gritavam eles. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Assange deixa a prisão e diz que provará inocência"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!