MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

EUA processa BP por vazamento no Golfo do México

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos decidiu processar a petroleira BP e outras oito empresas envolvidas no vazamento de petróleo no Golfo do México, ocorrido em abril. Segundo o procurador geral dos EUA, Eric Holder, essas companhias desresp

Da Redação

·
 Vazamento foi a pior tragédia ambiental da história dos EUA
Icone Camera Foto por Getty Images/ BBC Brasil
Vazamento foi a pior tragédia ambiental da história dos EUA
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.12.2010, 10:00:00 Editado em 27.04.2020, 20:53:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos decidiu processar a petroleira BP e outras oito empresas envolvidas no vazamento de petróleo no Golfo do México, ocorrido em abril.

continua após publicidade

Segundo o procurador geral dos EUA, Eric Holder, essas companhias desrespeitaram políticas de seguranças federais e, por isso, devem se responsabilizar por todos os custos de limpeza das áreas afetadas e dos prejuízos bilionários.

Com a explosão na plataforma Deepwater Horizon, 11 funcionários morreram e milhões de barris de petróleo vazaram no mar durante meses, causando a maior tragédia ambiental da história do país.

continua após publicidade

O vazamento só foi estancado totalmente em julho, boa parte da costa da região já havia sido poluída.

Em um comunicado, a BP afirmou que o processo não constitui provas que a responsabiliza, nem que as alegações tinham mérito. A companhia disse que iria responder às alegações do governo no momento apropriado.

Entre as companhias processadas estão Anadarko, Transocean, MOEX Offshore, Triton Asset Leasing GMBH e QBE Underwriting Ltd/Lloyd's Syndicate 1036 – a seguradora da BP.

continua após publicidade


Acusações

De acordo com o processo, as empresas são acusadas de não tomar as precauções necessárias para manter o local sob controle e de não usar a tecnologia mais segura para monitorar o poço.

Outras acusações também fazem referência à falta de equipamentos necessários para garantir a segurança dos funcionários e dos recursos naturais.

continua após publicidade

A Halliburton, responsável por cimentar o poço, não aparece no processo, assim como a Cameron International, que forneceu os equipamentos para a sua perfuração.

No entanto, o Departamento de Justiça afirmou que a investigação sobre o vazamento continua e mais empresas podem ser adicionadas ao processo.

“Queremos provar que elas (as companhias envolvidas) são totalmente responsáveis pelos gastos que o governo teve na limpeza do petróleo, pelas perdas econômicas e pelos danos ambientais”, disse Holder.

“E à medida que a investigação continua, não vamos hesitar em tomar as medidas necessárias para responsabilizar outros envolvidos no vazamento.”

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "EUA processa BP por vazamento no Golfo do México"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!