MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Hillary anuncia plano de reforma da diplomacia dos EUA

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, anunciou hoje um plano de reorganização da chancelaria norte-americana por meio do qual pretende devolver à diplomacia civil a função de ponta-de-lança da política externa de Washington. Hillary apresentou

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.12.2010, 19:39:07 Editado em 27.04.2020, 20:53:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, anunciou hoje um plano de reorganização da chancelaria norte-americana por meio do qual pretende devolver à diplomacia civil a função de ponta-de-lança da política externa de Washington. Hillary apresentou os resultados de uma ampla análise das operações do Departamento de Estado e da Agência de Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (Usaid, pelas iniciais em inglês) realizada com o objetivo de melhor responder às ameaças e às emergências globais.


continua após publicidade

Pela proposta, o Departamento de Estado passaria a ter um coordenador de segurança cibernética, "para nos proteger e para preservar nossas redes e nossas correspondências confidenciais", declarou Hillary, em uma aparente reação ao vazamento de telegramas diplomáticos dos EUA realizado pelo WikiLeaks ao longo das últimas semanas. O departamento de contraterrorismo da chancelaria também seria ampliado.


O plano prevê ainda a criação, dentro da chancelaria, de departamentos específicos para cuidar de assuntos energéticos internacionais e para lidar com situação de crise e conflito. O Usaid, por sua vez, passaria a ter uma área de planejamento e um setor de ciência e tecnologia.


continua após publicidade

A reforma também dará aos embaixadores e a outros diplomatas de alto escalão no exterior autoridade para implementar políticas em todas as agências governamentais dos EUA que tenham escritórios em embaixadas e consulados pelo mundo. "Trabalharemos para derrubar as barreiras entre as agências", disse a secretária de Estado. A proposta resulta de uma análise ordenada por Hillary quando ela assumiu a chancelaria norte-americana, no ano passado, e reflete a abordagem do governo Barack Obama de promover a política externa dando ênfase a operações civis.


O custo da reforma não foi revelado. A oposição ao governo norte-americano, que em janeiro assumirá a condição de bancada majoritária na Câmara dos Representantes dos EUA, defende profundos cortes no orçamento do Departamento de Estado e das operações externas de Washington. As informações são da Associated Press.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Hillary anuncia plano de reforma da diplomacia dos EUA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!