MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Chávez pede permissão para legislar por decreto

A intenção do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de governar por decreto nos próximos 12 meses para combater os efeitos das devastadoras enchentes e chuvas que atingiram o país é um uso "perverso" da tragédia humana para ganho político e pessoal, afirm

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.12.2010, 19:39:04 Editado em 27.04.2020, 20:54:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A intenção do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de governar por decreto nos próximos 12 meses para combater os efeitos das devastadoras enchentes e chuvas que atingiram o país é um uso "perverso" da tragédia humana para ganho político e pessoal, afirmou hoje a oposição venezuelana.


continua após publicidade

As enchentes provocadas pelo período mais intenso de chuvas em décadas no país destruiu plantações, pontes e rodovias e deixaram 130 mil pessoas desabrigadas, além de matar pelo menos 38, dentre elas pessoas que moravam em encostas. As chuvas cessaram, mas Chávez disse que a crise continua e que, por isso, precisa do Congresso, onde 90% dos legisladores o apoiam, para legislar por via rápida por um ano sob a chamada Lei Habilitante.


O problema com o projeto de Chávez, segundo a oposição, é que o Congresso, onde ele tem forte maioria, será suspenso em duas semanas e substituído, em 5 de janeiro, por uma legislatura recém-eleita na qual a oposição é maior. Dessa forma, a oposição acredita que a lei que dá poder para o presidente legislar por decreto só valerá por poucas semanas, até que a nova legislatura assuma e possa discutir se vai estender a Lei Habilitante.


continua após publicidade

"Chávez está perversamente usando uma tragédia humana como a chuva para justificar a extensão de seus poderes", disse Tomas Guanipa, secretário-geral do Justiça Primeiro, um importante grupo de oposição. "Ele está dando um novo soco na democracia e ignorando o desejo dos eleitores que votaram em setembro".


Na noite de ontem, Chávez disse que pediria 18 meses de legislatura por decreto. Mas seu vice-presidente, Elias Jaua, disse hoje que o pedido enviado para o Congresso solicita 12 meses. A lei deve ser aprovada nesta semana, provavelmente com pouco ou nenhum debate. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Chávez pede permissão para legislar por decreto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!