Geral

Site convoca manifestações a favor de fundador do WikiLeaks

Da Redação ·

O site em espanhol Free WikiLeaks convocou manifestações para este sábado (11) em várias cidades do mundo em apoio ao fundador do site WikiLeaks, o australiano Julian Assange, que está preso em Londres, no Reino Unido, à espera de sua possível extradição para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais.

continua após publicidade

O Free WikiLeaks convocou manifestações para as 18h locais (15h de Brasília) em oito cidades espanholas, entre elas Madri e Barcelona, assim como em Amsterdã (Holanda), Buenos Aires (Argentina), Cidade do México (México), São Paulo (Brasil), Bogotá (Colômbia) e Lima (Peru) em outros horários, segundo seu site.

continua após publicidade

Em manifesto intitulado Pela liberdade, diga não ao terrorismo de Estado, o Free WikiLeaks pede "a libertação de Julian Assange no território do Reino Unido" e "a recuperação do domínio do WikiLeaks".

continua após publicidade

O movimento também pede que as empresas desbloqueiem as contas por meio das quais o WikiLeaks recebe doações.

- Já que ninguém demonstrou a culpa de Assange pelos crimes de que é acusado, nem que a organização WikiLeaks está envolvida em nenhum deles, que seja restituído o serviço nas redes Visa e Mastercard para que a circulação de dinheiro seja feita livremente.

continua após publicidade

O site WikiLeaks publica há 13 dias milhares de documentos confidenciais da diplomacia americana. Seu fundador foi preso na última terça-feira (7) em Londres, onde aguarda seu processo de extradição para a Suécia por um suposto caso de crimes sexuais.

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados