MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Berlusconi faz apelo contra crise política

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, disse hoje que o grande endividamento público de seu país expôs a Itália "mais que outros países" a ataques especulativos. Berlusconi falou ao Senado antes de uma moção de censura marcada para amanhã. El

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.12.2010, 09:26:00 Editado em 27.04.2020, 20:54:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, disse hoje que o grande endividamento público de seu país expôs a Itália "mais que outros países" a ataques especulativos. Berlusconi falou ao Senado antes de uma moção de censura marcada para amanhã. Ele disse que o governo trabalhou com sucesso para proteger as contas públicas italianas e que "a última coisa que a Itália precisa é de uma crise política".

continua após publicidade

O voto de confiança deve ser visto como uma escolha simples entre pedir por uma crise ou não, na opinião de Berlusconi. A mudança de posição de Gianfranco Fini, um ex-aliado do premiê e atual presidente do Parlamento, deixou Berlusconi sem uma maioria formal na Câmara dos Deputados.

continua após publicidade

A imprensa italiana sugeriu que Berlusconi estava confiante de que conseguirá superar a moção de censura, graças a abstenções estratégicas e a algumas decisões de última hora de deputados para retornar ao seu Partido do Povo da Liberdade, de centro-direita. A Câmara Baixa vota a moção de censura na terça-feira.

A dívida pública da Itália é de quase 120% do Produto Interno Bruto (PIB). Durante anos, o país dividiu com a Grécia o título de pior rating de crédito na zona do euro. Mas uma política fiscal rígida nos últimos anos deixou a Itália com um déficit orçamentário menor do que a média na zona do euro. "Apenas alguém com má-fé pode dizer que isso não dependeu de nosso governo", disse Berlusconi. O premiê pediu às "forças moderadas" que apoiem o governo. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Berlusconi faz apelo contra crise política "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!