MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Países fecham acordo de gasoduto no Afeganistão

Os líderes do Afeganistão, do Paquistão e do Turcomenistão concordaram neste sábado em avançar com o plano de construir um gasoduto que cruzaria os três países. Com 1.700 quilômetros, o duto - batizado de Tapi - sairia do Turcomenistão, passaria pelo A

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.12.2010, 07:39:00 Editado em 27.04.2020, 20:54:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os líderes do Afeganistão, do Paquistão e do Turcomenistão concordaram neste sábado em avançar com o plano de construir um gasoduto que cruzaria os três países. Com 1.700 quilômetros, o duto - batizado de Tapi - sairia do Turcomenistão, passaria pelo Afeganistão, inclusive pela província de Kandahar, palco das batalhas entre as forças internacionais e o Taleban, pelo Paquistão e terminaria na Índia.

continua após publicidade

Receios sobre a segurança do duto e dos funcionários que o construirão geram dúvidas sobre a viabilidade do projeto no curto prazo, mas os representantes dos três países acreditam que a introdução da estrutura pode acalmar a região.

continua após publicidade

"Juntamente com os benefícios comerciais e econômicos, este projeto também renderá uma influência estabilizadora sobre a região", disse o presidente do Turcomenistão, Gurbanguli Berdymukhamedov, após os líderes assinarem o acordo. "O Afeganistão cumprirá a obrigação de garantir a construção e a segurança da linha", disse o presidente afegão, Hamid Karzai.

continua após publicidade

A construção do gasoduto é vista com bons olhos pelos EUA, que é fortemente contra a possibilidade de Índia e Paquistão comprarem gás do Irã.

O conteúdo do documento assinado por Karzai, Berdymukhamedov, pelo presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, e pelo ministro de Petróleo da Índia, Murli Deora, não foi publicado, mas o próximo passo, aparentemente, seria obter os recursos financeiros e as propostas para a construção do gasoduto.

continua após publicidade

"Esse projeto não será fácil de completar - é obrigatório garantirmos a segurança do duto e a qualidade do trabalho de construção", disse o presidente do Banco de Desenvolvimento Asiático, Haruhiko Kuroda. Ele disse que o banco ofereceria apoio ao plano, mas não especificou qual seria esse apoio.

Berdymukhamedov disse que o duto poderia transportar até 33 bilhões de metros cúbicos de gás por ano. A Índia e o Paquistão receberiam cada um uma fatia de 42% do gás transportado. O Afeganistão receberia o restante. As informações são da Associated Press.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Países fecham acordo de gasoduto no Afeganistão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!