MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Iphan: São Luiz do Paraitinga vira patrimônio nacional

Os conselheiros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) decidiram na manhã de hoje que São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, em São Paulo, é patrimônio histórico nacional. A decisão, unânime, foi anunciada após dois dias

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.12.2010, 15:47:00 Editado em 27.04.2020, 20:54:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os conselheiros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) decidiram na manhã de hoje que São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, em São Paulo, é patrimônio histórico nacional. A decisão, unânime, foi anunciada após dois dias de reunião para avaliar a proposta de tombamento da cidade.

continua após publicidade

O tombamento pelo Iphan abrange o centro histórico e a preservação visual do entorno da cidade, que tem montanhas da Serra do Mar. A área total de preservação visual ultrapassa 6,5 milhões de m². Em 1892, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) já havia tombado o centro histórico do município.

continua após publicidade

O Iphan planeja, já no próximo ano, comprar um imóvel em São Luiz do Paraitinga para implantação da Casa do Patrimônio, que será um centro de referência em preservação em todo o Vale do Paraíba e serviria para aproximar o instituto da população.

continua após publicidade

Para que os conselheiros decidissem sobre o tombamento, técnicos do Iphan elaboraram um dossiê que foi finalizado antes da grande enchente que destruiu parte do município no início do ano. O documento foi usado para a reconstrução do centro histórico da cidade. Porém, os técnicos precisaram atualizar o dossiê que servirá de base para a análise dos conselheiros do Iphan.

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que avalia os processos de tombamento e registro, é composto por 22 pessoas e presidido por Luiz Fernando de Almeida, presidente do Iphan.

continua após publicidade

Conta com a participação de profissionais do Ministério do Turismo, do Instituto dos Arquitetos do Brasil, da Sociedade de Arqueologia Brasileira, do Ministério da Educação (MEC), da Sociedade Brasileira de Antropologia e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), além de membros da sociedade civil.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Iphan: São Luiz do Paraitinga vira patrimônio nacional"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!