MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

União Africana suspende país por indefinição eleitoral

A União Africana (UA) suspendeu nesta quinta-feira (9) a Costa do Marfim devido à recusa de seu presidente em fim de mandato, Laurent Gbagbo, em respeitar o resultado das eleições realizadas no dia 28 de novembro, que deram a vitória a seu adversário,

Da Redação

·
 O atual presidente da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, se recusa a deixar o cargo, apesar de urnas terem dado vitória a candidato da oposição
Icone Camera Foto por Thierry Gouegnon/04.12.2010/Reuters
O atual presidente da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, se recusa a deixar o cargo, apesar de urnas terem dado vitória a candidato da oposição
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.12.2010, 21:35:00 Editado em 27.04.2020, 20:54:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A União Africana (UA) suspendeu nesta quinta-feira (9) a Costa do Marfim devido à recusa de seu presidente em fim de mandato, Laurent Gbagbo, em respeitar o resultado das eleições realizadas no dia 28 de novembro, que deram a vitória a seu adversário, Alassane Ouattara.

continua após publicidade

Também nesta quinta-feira, os Estados Unidos e a ONU (Organização das Nações Unidas) ameaçaram o chefe de Estado com sanções caso tome a "má decisão" de se agarrar ao poder.

continua após publicidade

O Comissário para a Paz e a Segurança da União Africana, Ramtane Lamamra, disse que a suspensão da Costa do Marfim será mantida até que Ouattara assuma o poder.

continua após publicidade

- A decisão que tomamos foi suspender a Costa do Marfim de qualquer participação nas atividades dos órgãos da UA até o exercício efetivo do poder pelo presidente democraticamente eleito Alassane Ouattara.

Em carta a Gbagbo, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, "deixou claro que podemos buscar possíveis sanções contra ele e contra outros se for necessário", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley.

continua após publicidade

A Costa do Marfim acordou com dois presidentes no dia 4 de dezembro: o atual chefe de Estado em fim de mandato, Gbagbo, e o ex-primeiro-ministro Ouattara, depois que ambos prestaram juramento ao cargo.

continua após publicidade

No último dia 3, Gbagbo foi declarado vencedor das eleições presidenciais, com 51,45% dos votos, pelo Conselho Constitucional, que invalidou os resultados proclamados pela Comissão Eleitoral Independente (CEI), que haviam dado a vitória a Ouattara, com 54,1% dos votos.

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "União Africana suspende país por indefinição eleitoral"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!