MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Israel alivia bloqueio e permite exportações de Gaza

O governo de Israel decidiu hoje elevar o número de produtos que podem ser exportados pela Faixa de Gaza, aliviando um pouco mais o bloqueio imposto ao território governado pelo grupo palestino Hamas. O Gabinete de Segurança de Israel informou que a de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.12.2010, 20:56:00 Editado em 27.04.2020, 20:54:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo de Israel decidiu hoje elevar o número de produtos que podem ser exportados pela Faixa de Gaza, aliviando um pouco mais o bloqueio imposto ao território governado pelo grupo palestino Hamas. O Gabinete de Segurança de Israel informou que a decisão vai expandir a atividade econômica para os moradores da Faixa de Gaza.

continua após publicidade

Críticos do bloqueio saudaram a decisão como um primeiro passo, mas dizem que mais medidas são necessárias para ressuscitar os negócios no território. O secretário de gabinete Tzvi Hauser disse que Israel deseja "aliviar a pressão sobre a população de Gaza que está sob o governo opressivo e terrorista do Hamas".

continua após publicidade

Israel e o Egito bloquearam Gaza depois que o Hamas tomou o poder do território, em junho de 2007. Israel diz que o bloqueio impede que o Hamas se rearme, mas críticos dizem que ele atinge os cidadãos comuns do território.

continua após publicidade

Até agora, Israel permitia apenas a exportação de morangos e flores produzidos em Gaza. Pela nova regulação, os palestinos de Gaza poderão exportar móveis, têxteis e produtos agrícolas, informou o porta-voz militar israelense, major Guy Inbar. Segundo ele, o aumento do número dos produtos enviado para Cisjordânia e para outros países vai ocorrer gradualmente. Inbar disse também que os embarques terão início em breve.

O número de caminhões que levam bens para Gaza também vai aumentar até meados do ano que vem, informou Inbar. Cerca de 250 caminhões cruzam a fronteira em direção a Gaza diariamente, volume que vai chegar a 400, disse ele. As informações são da Associated Press.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Israel alivia bloqueio e permite exportações de Gaza"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!