MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Potências pressionam presidente da Costa do Marfim

O bloco oposicionista liderado pelo candidato à presidência Alassane Ouattara pressionou hoje o presidente Laurent Gbagbo a deixar o poder, pedindo para isso a ajuda da comunidade internacional. Tanto Ouattara quanto Gbagbo afirmam ter ganhado a recent

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.12.2010, 10:54:00 Editado em 27.04.2020, 20:54:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O bloco oposicionista liderado pelo candidato à presidência Alassane Ouattara pressionou hoje o presidente Laurent Gbagbo a deixar o poder, pedindo para isso a ajuda da comunidade internacional. Tanto Ouattara quanto Gbagbo afirmam ter ganhado a recente disputa presidencial no país. As Nações Unidas, os Estados Unidos e outras nações pressionam Gbagbo para que reconheça sua derrota e deixe o poder.

continua após publicidade

A eleição do mês passado tinha como meta encerrar uma década de instabilidade na nação do oeste africano, mas levou a um impasse potencialmente explosivo, que atrapalha a economia e causa temores de violentos distúrbios.

continua após publicidade

Patrick Hachi, um porta-voz do governo de Ouattara, afirmou que estava substituindo embaixadores marfinenses em importantes países. O primeiro-ministro desse governo, Guillaume Soro, disse que sua força política buscava tomar o controle do Tesouro. "Nós estamos convencidos de que até o fim desta semana nós veremos essas medidas terem um efeito real", disse em comunicado Soro, que foi líder do movimento rebelde Novas Forças, que já controlou o norte do país.

continua após publicidade

Não está claro, porém, qual a estratégia da oposição para o longo prazo. Observadores dizem que a oposição pode ser forçada a se aproximar de partidários de Gbagbo. Analistas dizem que Ouattara está contando com o apoio internacional para garantir o poder. Os resultados iniciais deram vitória à oposição, mas posteriormente os resultados foram alterados e foi anunciada uma vitória do atual líder.

O presidente do grupo regional ECOWAS, Goodluck Jonathan, também presidente da Nigéria, disse que o bloco não está interessado em negociar um governo de unidade na Costa do Marfim. "Pela experiência que tivemos até agora no Quênia e no Zimbábue, isso nunca funcionou de fato e é por isso que não queremos isso."

Alguns sinais de fissuras internacionais começam a aparecer. Diplomatas disseram que a Rússia bloqueou um comunicado do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que teria apoiado Ouattara. Gbagbo continua a ocupar o palácio presidencial em Abidjã. Já o governo de Ouattara faz reuniões em um hotel do outro lado da cidade. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Potências pressionam presidente da Costa do Marfim"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!