MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Tráfico supera roubo em número de presos

Com estrutura enxuta, armas leves e sem a necessidade de controlar territórios para vender drogas, o tráfico é hoje o crime que mais cresce em São Paulo. Neste ano, o delito se consolidou como o que mais contribuiu para o aumento de presos nas cadeias

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.12.2010, 22:00:00 Editado em 27.04.2020, 20:54:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com estrutura enxuta, armas leves e sem a necessidade de controlar territórios para vender drogas, o tráfico é hoje o crime que mais cresce em São Paulo. Neste ano, o delito se consolidou como o que mais contribuiu para o aumento de presos nas cadeias e de adolescentes internados, ultrapassando o roubo qualificado, historicamente campeão no sistema penitenciário paulista.

continua após publicidade

As denúncias contra o tráfico são as que mais aumentam na Justiça. E, nas ruas de São Paulo, as ocorrências envolvendo entorpecentes são também as que mais crescem - 10.889 no último trimestre deste ano, comparado aos cerca de 7 mil em 2004. O resultado são prisões superlotadas.

continua após publicidade

Entre dezembro de 2005 e junho deste ano, a detenção de envolvidos com o tráfico quase triplicou. Os quase 40 mil traficantes presos em São Paulo representam 62% mais do que toda a população carcerária do Rio. Os dados são do Ministério Público Estadual, do Departamento Penitenciário Nacional e da Secretaria de Segurança Pública.

A situação também é dramática entre adolescentes - menores de 18 anos são cada vez mais recrutados como mão de obra nos pontos de venda. O reflexo é sentido na Fundação Casa: em novembro, as unidades ultrapassaram pela primeira vez a barreira dos 7 mil internos. Eram 5.754 adolescentes em 2006 - 55% trancafiados por roubo e 14% por tráfico. A explosão de internações ocorreu com crescimento de infratores traficantes, que representam 36,9% da população da Fundação, enquanto 37% estão nas unidades por roubo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Tráfico supera roubo em número de presos "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!