Geral

Aeroportos têm 11,4% de atrasos até as 13 horas

Da Redação ·
O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, tem 17% de voos atrasados desde a zero hora de hoje
fonte: Arquivo TN
O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, tem 17% de voos atrasados desde a zero hora de hoje

Os aeroportos brasileiros registram 11,4% de atrasos até as 13 horas de hoje, apesar da operação padrão iniciada ontem pelos funcionários de empresas aéreas, que pretendem pressionar as companhias por reajustes salariais.

continua após publicidade

De acordo com o balanço da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, tem 17% de voos atrasados desde a zero hora de ontem. Às 13 horas, apenas um voo estava atrasado. Em Congonhas, o atraso é de 7,3%. No Rio de Janeiro, o Aeroporto Santos Dumont tem 20% dos seus voos atrasados. Já no Galeão, 11,3% dos voos sofreram atrasos.

continua após publicidade


Ontem, primeiro dia de operação padrão, os passageiros também não sofreram com alto índice de atrasos. Segundo o balanço do dia, divulgado pela Infraero, até as 19 horas, 10,6% dos voos domésticos tiveram atrasos superiores a 30 minutos.


Os aeronautas (comissários e pilotos) e aeroviários (profissionais que atuam em solo) fazem a operação padrão para reivindicar reajuste de 30% sobre o piso salarial e de 15% para os demais trabalhadores, mas ainda não conseguiram chegar a um acordo com o sindicato que representa as empresas aéreas.


Enquanto a operação padrão for mantida, os funcionários prometem se recusar a tomar atitudes que minimizam a sobrecarga provocada pelo aumento dos voos em dezembro, como a redução dos horários de almoço e mudanças nas escalas de trabalho sem aviso prévio. Os sindicatos também não descartam a realização de paralisações este mês, caso as negociações salariais não avancem.