MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

EUA dizem querer diálogo com a Coreia do Norte

Os Estados Unidos e seus aliados acusaram nesta segunda-feira (22) a Coreia do Norte de ser um perigo para a região depois de o país ter exibido seus últimos avanços no enriquecimento de urânio, mas o governo norte-americano disse que ainda continua ab

Da Redação

·
 Enviado especial dos Estados Unidos à Coreia do Norte, Stephen Bosworth, concede entrevista ao chegar no aeroporto de Haneda, no país oriental
Icone Camera Foto por Toru Hanai/22.11.2010/Reuters
Enviado especial dos Estados Unidos à Coreia do Norte, Stephen Bosworth, concede entrevista ao chegar no aeroporto de Haneda, no país oriental
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.11.2010, 17:25:00 Editado em 27.04.2020, 20:54:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os Estados Unidos e seus aliados acusaram nesta segunda-feira (22) a Coreia do Norte de ser um perigo para a região depois de o país ter exibido seus últimos avanços no enriquecimento de urânio, mas o governo norte-americano disse que ainda continua aberto a negociações.

continua após publicidade

A informação de que o cientista Siegfried Hecker viu mais de mil centrífugas no principal complexo nuclear norte-coreano parece confirmar que o país - que é pobre, mas já possui uma bomba com base de plutônio - está a caminho de criar uma segunda fonte de armas com material nuclear.

continua após publicidade

Hecker declarou ao jornal americano The New York Times que ficou "espantado" com a sofisticação da nova usina nuclear e que apresentou à ao governo americano suas conclusões.

continua após publicidade

A divulgação surge num momento em que o governo norte-coreano pressiona as potências regionais para retomar negociações sobre seu programa nuclear.

O enviado dos EUA Stephen Boswoth disse que o episódio é o último de uma série de provocações da Coreia do Norte.

continua após publicidade

- É um problema muito difícil que temos enfrentado há 20 anos.

continua após publicidade

A nova usina observada por Hecker deve ter sido construída rapidamente, já que não existia quando os inspetores internacionais foram expulsos do país em abril de 2009, destaca o Times.

O jornal especula que o governo norte-coreano - que fez o primeiro teste com uma bomba nuclear em 2006 - teria que ter recebido ajuda externa para conseguir construir a nova instalação de maneira tão rápida, além de ter desacatado as rígidas sanções impostas pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Copyright Thomson Reuters 2009

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "EUA dizem querer diálogo com a Coreia do Norte"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!