MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ONG diz que combate à epidemia de cólera tem sido inadequado

A organização humanitária MSF (Médicos Sem Fronteiras) avaliou como inadequada a ação contra o surto de cólera no Haiti, apesar da presença significativa de grupos internacionais no país que tentam conter o avanço da doença. - Apesar da forte presenç

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.11.2010, 16:49:00 Editado em 27.04.2020, 20:54:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A organização humanitária MSF (Médicos Sem Fronteiras) avaliou como inadequada a ação contra o surto de cólera no Haiti, apesar da presença significativa de grupos internacionais no país que tentam conter o avanço da doença.

continua após publicidade

- Apesar da forte presença de organizações internacionais no Haiti, a resposta ao surto de cólera até o momento tem sido inadequada para atender as necessidades da população. De acordo com as autoridades nacionais, a epidemia já causou mais de 1.100 mortes e já afetou ao menos 20 mil pessoas no país.

No comunicado, divulgado nesta sexta-feira (19), o chefe da missão do MSF no Haiti, Stefano Zannini, disse que todos os grupos e agências no país precisam “aumentar e acelerar seus esforços” para atender a população em risco de ser infectada pelo cólera.

continua após publicidade

- Mais pessoas são necessárias para tratar dos doentes e implementar ações preventivas, especialmente no momento em que os casos da doença aumentam dramaticamente por todo o país. Não há mais tempo para reuniões e debates – a hora da ação é agora.

Entre as ações mais urgentes a serem adotadas estão: fornecer água limpa para as comunidades em risco, instalar vasos sanitários e remover dejetos com regularidade, providenciar saneamento para instalações hospitalares e a remoção de corpos com segurança.

De acordo com a organização, já foram estabelecidos no Haiti mais de 20 centros de tratamento de pacientes com cólera na capital, Porto Príncipe, e no norte do país. Mais de 16 mil pessoas já foram tratadas entre 22 de outubro e o dia 14 deste mês e mais de 240 toneladas de suprimentos médicos já foram trazidos ao Haiti.

O número de pessoas procurando tratamento para cólera passaram de 350 na semana encerrada no último dia 7 para 2.250 na semana até o dia 14.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ONG diz que combate à epidemia de cólera tem sido inadequado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!