Geral

França faz moeda com imagem do Taj Mahal

Da Redação ·
 Casa da moeda de Paris quis fazer uma homenagem ao Taj Mahal
fonte: Bertrand Langlois/AFP
Casa da moeda de Paris quis fazer uma homenagem ao Taj Mahal

A Monnaie (casa da moeda e museu) de Paris colocou à venda uma moeda de ouro que vale 100 mil euros (equivalente a R$ 233,7 mil), cravejada de diamantes e com a imagem do Taj Mahal, um monumento indiano.

continua após publicidade

Cada uma das 29 peças colocadas à venda pesam 1 kg e possuem 68 diamantes posicionados na cúpula do Taj Mahal, segundo comunicado divulgado pela casa da moeda francesa nesta quarta-feira (17).

continua após publicidade

O monumento, situado em Agra, a 200 km ao sul de Nova Déli, capital da Índia, é um templo em mármore branco construído no século 17 pelo imperador Shah Jahan em homenagem a sua esposa, Mumtaz Mahal, que morreu após o parto em 1631.

continua após publicidade

A Monnaie de Paris afirmou que quer fazer uma homenagem ao templo do amor.

O mausoléu indiano, visitado todos os anos por 3 milhões de turistas, foi proclamado em 2007 como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, durante um concurso privado feito pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Cerca de 100 milhões de pessoas participaram da votação pela internet e por telefone.

continua após publicidade

Em 2009, a Casa da Moeda da capital francesa vendeu 20 exemplares de uma moeda de 1kg de ouro com a imagem do Kremlin de Moscou, pelo preço de 50 mil euros (equivalente a R$ 116,85, na cotação atual).

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados