MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Sarkozy promulga reforma previdenciária da França

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, não perdeu tempo e transformou em lei a reforma da previdência do país. Ele assinou a proposta no mesmo dia em que o Tribunal Constitucional determinou que não havia problemas com o texto. A reforma levou milhõe

Da Redação

·
 Nicolas Sarkozy não perdeu tempo e transformou em lei a reforma da previdência do país
Icone Camera Foto por Reprodução
Nicolas Sarkozy não perdeu tempo e transformou em lei a reforma da previdência do país
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.11.2010, 08:42:00 Editado em 27.04.2020, 20:55:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, não perdeu tempo e transformou em lei a reforma da previdência do país. Ele assinou a proposta no mesmo dia em que o Tribunal Constitucional determinou que não havia problemas com o texto. A reforma levou milhões de trabalhadores às ruas para protestar contra as mudanças, entre as quais a idade mínima para se aposentar, que foi elevada de 60 para 62 anos. A lei é vista pelo presidente como a mais importante de seu mandato e já foi publicada hoje no Diário Oficial.

continua após publicidade

O tribunal decidiu ontem que a versão final aprovada pelo Parlamento em 27 de outubro era legal. Segundo a nova norma, para receber o benefício integral os trabalhadores terão que se aposentar aos 67 anos, e não mais aos 65. Porém, a corte decidiu que 13 artigos do texto que tratavam de atendimento à saúde no local de trabalho, que haviam sido acrescentados como emendas, eram inconstitucionais.

continua após publicidade

O Partido Socialista e outras siglas da oposição levaram a proposta ao Tribunal Constitucional em 2 de novembro, argumentando que ele era contra os princípios franceses da igualdade. A corte, no entanto, decidiu que não é esse o caso. Os sindicatos já convocaram um novo dia de protestos, em 23 de novembro.

continua após publicidade

A ação contra a reforma pode incluir greves, manifestações ou encontros para discutir o tema, afirmaram sindicatos franceses na segunda-feira. A lei provocou semanas de protestos e grandes manifestações no mês passado, causando falta de combustível em milhares de postos pela França.

A pressa de Sarkozy - que deve tentar a reeleição em 2012 - em transformar o projeto em lei pode estar ligada a seu desejo de realizar alterações em sua equipe ministerial. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Sarkozy promulga reforma previdenciária da França"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!