Geral

Empresa australiana encontra problemas em turbinas de avião

Da Redação ·
 Explosão em turbina de Airbus A380 fez voo da Qantas voltar a Cingapura para pouso de emergência na semana passada
fonte: David Loh/04.11.2010/Reuters
Explosão em turbina de Airbus A380 fez voo da Qantas voltar a Cingapura para pouso de emergência na semana passada

A companhia aérea australiana Qantas anunciou que detectou leves anomalias em algumas turbinas dos aviões Airbus A380 - as maiores aeronaves de passageiros do mundo -, que devem permanecer no chão por mais tempo do que o previsto, após uma avaria registrada em pleno voo na última quinta-feira (4).

continua após publicidade

Em entrevista à emissora de rádio e TV pública ABC, o diretor geral da empresa, Alan Joyce, disse que, por se tratar de aviões novos, essas "anomalias" não deveriam existir.

- Em três motores detectamos leves anomalias - óleo onde não devia existir nos motores. São motores novos em um avião novo e não deveriam ter esse tipo de problema.

continua após publicidade

Jones também voltou a cogitar, como já havia feito na semana passada, que os problemas possam ser decorrentes de uma falha de projeto.

- Pensamos que pode ser um problema de material ou um problema de concepção nos motores.

Na última quinta-feira, um Airbus A380 da Qantas foi obrigado a retornar ao aeroporto de Cingapura para um pouso de emergência, após uma explosão em uma das quatro turbinas - fabricadas pela Rolls-Royce - pouco depois da decolagem.

continua após publicidade

No dia seguinte, um Boeing 747, também da Qantas - que entre seus passageiros tinha o comandante do A380 acidentado da véspera e seus dois copilotos - teve que retornar a Cingapura por uma avaria em outro tipo de motor Rolls-Royce.

O incidente do A380 foi o primeiro dessa gravidade desde 2007, quando o modelo começou a ser usado. Este tipo de avião transporta até mais de 500 pessoas por viagem. A Qantas não registra nenhum acidente com mortos em seus 90 anos de existência.

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados