MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Obama apoia cadeira permanente para Índia no CS

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou-se ontem favorável a uma cadeira permanente para a Índia no Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Falando ao Parlamento indiano, Obama afirmou estar ansioso por "um Co

Da Redação

·
 Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, posa com o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh
Icone Camera Foto por AFP
Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, posa com o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.11.2010, 00:58:00 Editado em 27.04.2020, 20:55:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou-se ontem favorável a uma cadeira permanente para a Índia no Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Falando ao Parlamento indiano, Obama afirmou estar ansioso por "um Conselho de Segurança reformado que inclua a Índia como um membro permanente".

continua após publicidade

Conseguir o apoio dos EUA para sua pretensão de integrar o CS da ONU era visto pela Índia como um ponto muito importante na agenda do país anfitrião durante a visita do presidente norte-americano. Funcionários afirmaram, porém, que Obama apoia essa inclusão da Índia como membro permanente no principal órgão da ONU apenas no contexto de uma reforma mais ampla do CS, o que pode levar anos. O Brasil também busca obter uma cadeira permanente no órgão. Atualmente, os membros permanentes, com poder de veto, são EUA, França, Rússia, China e Grã-Bretanha.

continua após publicidade

Obama também afirmou que estava disposto a ter "qualquer papel" requisitado por Índia e Paquistão para fomentar a paz entre as duas nações vizinhas que possuem armas nucleares. Em seu terceiro e último dia de uma viagem à Índia, Obama disse que os dois países têm um interesse em reduzir as tensões na região, e que os EUA "não podem impor uma solução para esses problemas".

continua após publicidade

O líder norte-americano falou em entrevista à imprensa ao lado do primeiro-ministro indiano, Manmoham Singh. O Paquistão, um país de maioria muçulmana, e a Índia, de maioria hindu, já travaram guerras e mantêm fortes suspeitas entre si. Funcionários indianos acusam, por exemplo, o serviço de inteligência paquistanês de ajudar a orquestrar um ataque em Mumbai em 2008, que matou 166 pessoas.

A Caxemira tem sido o principal ponto de fricção entre as duas nações. A região é dividida entre Índia e Paquistão, e Islamabad pede uma intervenção internacional para resolver o impasse, o que os indianos rechaçam. Após os ataques de novembro de 2008 em Mumbai, a Índia cancelou o diálogo de paz com o Paquistão. Os dois países já retomaram um diálogo para "construir a confiança" envolvendo chanceleres e outros funcionários nos últimos meses.

continua após publicidade

Após a entrevista à imprensa, o ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Mehmood Qureshi, reiterou que seu país quer dialogar com a Índia e está comprometido a eliminar o terrorismo e desmantelar qualquer rede extremista operando no país. As informações são da Associated Press.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Obama apoia cadeira permanente para Índia no CS"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!