Geral

Número de mortos por cólera passa de 500 no Haiti

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Número de mortos por cólera passa de 500 no Haiti
fonte:
Número de mortos por cólera passa de 500 no Haiti

O número de mortos por uma epidemia de cólera passou de 500 no Haiti, informou hoje o Ministério da Saúde local em seu site. Os dados mais recentes contabilizam 501 mortos, ante 442 vítimas da doença confirmadas até o dia 3. O número de pessoas hospitalizadas pelo cólera totaliza 7.359. No balanço anterior, era de 6.742.

continua após publicidade

Ainda que seja uma doença facilmente tratável, o cólera tem um período de incubação curto - às vezes de apenas algumas horas - e causa forte diarreia, que pode provocar uma grave desidratação e até levar à morte. A epidemia foi a primeira de cólera no Haiti em décadas.

continua após publicidade

Autoridades agora temem que o problema se dissemine pelas enchentes e pela água parada deixada pelo furacão Tomas, que atingiu o país na sexta-feira. Além disso, 1,3 milhão dos 10 milhões de haitianos estão vivendo em tendas, em campos de refugiados e a céu aberto. O país mais pobre das Américas sofreu um violento terremoto em janeiro, que matou cerca de 250 mil pessoas.

Em alguns hospitais, pacientes usavam limões para lavar as mãos, acreditando que assim se livrariam do cólera. Agências de ajuda e o governo local aceleram os esforços para evitar a disseminação da epidemia, fornecendo loções antibacterianas e meios para as pessoas prepararem a comida adequadamente. As informações são da Dow Jones.