Geral

Cidade dos EUA votará criação de comissão sobre ETs

Da Redação ·
 Denver vai criar uma comissão para estudar seres ETs
fonte: Divulgação
Denver vai criar uma comissão para estudar seres ETs

Além de renovar o Congresso americano daqui a dois dias, os eleitores de 36 Estados dos Estados Unidos participam de 155 referendos estaduais que coincidem com as eleições legislativas. As propostas votadas vão desde a legalização da maconha até a proibição da lei islâmica nos tribunais. A maior parte das medidas propostas hoje são simbólicas e domésticas, bem diferente das polêmicas anteriores envolvendo o casamento gay ou a legalização do aborto. A cidade de Denver, no Colorado, votará por exemplo a criação de uma comissão para examinar a existência de extraterrestres (ETs).

continua após publicidade

Oklahoma é o Estado com as proposições mais simbólicas, mas sem efeito prático. Uma das propostas define o inglês como a língua "comum e universal" do Estado. Outra medida proíbe os juízes de usar a legislação muçulmana, a sharia, nos tribunais estaduais - mesmo que ela jamais tenha sido aplicada em território americano. Rhode Island decidirá nas urnas a mudança do nome do Estado - de Rhode Island and Providence Plantations para apenas Rhode Island.

continua após publicidade

As proposições votadas em referendos estaduais foram uma iniciativa de grupos contra a concentração de poder nas mãos dos governos no fim do século 19. Segundo Peter Levine, diretor do Centro de Informação e Pesquisa do Aprendizado Civil da Universidade Tufts, em Massachusetts, as votações foram implementadas em vários Estados, mas não em nível federal. "Uma proposição passa por um tipo específico de referendo que os cidadãos podem apresentar se conseguirem um número suficiente de assinaturas. Se mais da metade dos eleitores da região aprovarem a medida em votação, ela se torna lei automaticamente", explica. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.