Geral

Chega ao fim velório do ex-presidente Néstor Kirchner

Da Redação ·

O velório do ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner, deputado e líder do Partido Justicialista (PJ), chegou ao fim nesta tarde. A presidente Cristina Kirchner encerrou a cerimônia de despedida do marido ao lado dos dois filhos do casal, parentes, amigos e funcionários públicos. O cortejo fúnebre de Kirchner saiu da Casa Rosada, sede do Executivo, onde foi velado, em direção à base aérea do aeroporto metropolitano. O corpo do ex-presidente será transportado em um avião para ser enterrado em Río Gallegos, capital da província de Santa Cruz, berço natal e político do ex-presidente.

continua após publicidade

Apesar da incessante chuva, milhares de pessoas permanecem ao redor da Casa Rosada e ao longo das avenidas que serão percorridas pelo cortejo. A viúva e sua família passaram praticamente toda o dia de ontem no Salão dos Patriotas, da Casa Rosada. Cristina se retirou somente de madrugada, depois das visitas de pêsames dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Hugo Chávez (Venezuela) e Juan Manuel Santos (Colômbia).

continua após publicidade

Ao longo do dia, outros presidentes dos países da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) se alternaram no acompanhamento à viúva: Fernando Lugo (Paraguai), Evo Morales (Bolívia) e Sebastián Piñera (Chile). A presidente retornou ao velório na manhã de hoje. Vários funcionários públicos e ministros, como o chefe de Gabinete da Presidência, Aníbal Fernández, choraram ao lado Cristina. Jovens simpatizantes do casal Kirchner foram protagonistas na cerimônia de adeus ao ex-presidente.