Geral

Polvo Paul morreu antes da final da Copa do Mundo

Da Redação ·
 Polvo Paul recebeu até camisa com seu nome na época da Copa do Mundo
fonte: Arquivo
Polvo Paul recebeu até camisa com seu nome na época da Copa do Mundo

As histórias sobre o povo Paul, que se tornou celebridade ao supostamente adivinhar o resultado das partidas da Alemanha na Copa do Mundo, não acabam nem mesmo após a morte do molusco – que aconteceu na terça-feira (26).

continua após publicidade

Famoso por adivinhar resultados, polvo Paul morre na Alemanha

Nesta quinta-feira (28), a cineasta chinesa Jiang Xiao apresentou em Pequim seu filme de ficção Kill octopus Paul (Matem o polvo Paul, em tradução livre para o português), na qual conta uma possível trama por trás do molusco durante a Copa da África do Sul.

continua após publicidade

- Em meu filme, conto que se trata de uma conspiração. Uma fraude de um projeto perfeito colocado em prática pelos alemães, com o qual se engana todo o mundo.

Sem apresentar provas concretas, Jiang acredita que os resultados dos jogos da Copa já estavam pré-definidos e que o polvo foi apenas parte de toda uma farsa.

- O filme mostra que os jogos do Mundial estavam arranjados e que Paul é apenas a ferramenta da mentira.

continua após publicidade

Ao jornal Guardian, a cineasta disse estar convencida de que Paul morreu há três meses, mas teve a morte escondida pelo aquário alemão onde vivia.

- Estou entre 60% a 70% segura de que ele morreu no dia 9 de julho [dois dias antes da final do Mundial da África do Sul] e que os alemães esconderam a morte por todo esse tempo.

A tese levantada pela chinesa é de que o molusco foi substituído por outro e que, por serem muito parecidos, a troca não foi notada. Segundo ela, os polvos são atraídos pela cor vermelha e isso explicaria as previsões de Paul – que escolhia entre mexilhões colocados em caixas que tinham a bandeira de Alemanha e de suas rivais na Copa.

...O filme, uma produção da China Film Group e Beijing Filmblog Media, já foi exibido no Festival de Cinema de Tóquio e deve fazer parte do Hollywood China Film Festival. Parte da produção, protagonizada por dois famosos comentaristas de futebol chinês, Huang Jianxiang e Li Chengpeng, foi gravada na África do Sul, na mesma época da Copa, e em Pequim. Paul se tornou um autêntico ídolo pop também na China, desde produtos como camisas e artigos para informática até brincadeiras que circulam pela internet usam sua imagem.