Geral

Correção: farmácias vão reter receitas de antibióticos

Da Redação ·

A nota enviada anteriormente contém duas incorreções. Primeiro, a resolução da Anvisa sobre a retenção das receitas de antibióticos determina que a norma passa a ser obrigatória a partir do dia 28 de novembro de 2010, portanto, daqui a um mês, e não hoje, como foi informado. Segundo, a resolução no Diário Oficial da União foi publicada hoje, e não ontem. Segue novamente o texto, corrigido:

continua após publicidade

A partir do dia 28 de novembro, as receitas médicas contendo a recomendação de compra de antibióticos serão retidas nas farmácias. É o que determina a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada hoje no Diário Oficial da União. O objetivo é controlar a venda desses medicamentos e, com isso, evitar a propagação da superbactéria KPC, que é resistente a antibióticos.

continua após publicidade

De acordo com a resolução, as receitas terão validade de dez dias, a contar da data de emissão. O descumprimento das determinações constitui infração sanitária "sem prejuízo das responsabilidades civil, administrativa e penal cabíveis".