MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Mortos por tremor e tsunami somam 272

As autoridades da Indonésia divulgaram um novo balanço de 272 mortos nesta quarta-feira (27) após a passagem de um tsunami formado após um forte terremoto que atingiu o país na última segunda-feira (25), informaram a agência de notícias EFE e a rede de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.10.2010, 14:45:00 Editado em 27.04.2020, 20:55:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As autoridades da Indonésia divulgaram um novo balanço de 272 mortos nesta quarta-feira (27) após a passagem de um tsunami formado após um forte terremoto que atingiu o país na última segunda-feira (25), informaram a agência de notícias EFE e a rede de TV americana CBS.

continua após publicidade

Além do alto número de mortos, a tragédia ainda conta com 412 desaparecidos. As buscas por sobreviventes e desaparecidos na região continuam sob o desafio do mau tempo que dificulta o trabalho das equipes de resgate da Cruz Vermelha.

continua após publicidade

Além dos danos causados pelo terremoto de 7,7 graus na escala Richter, que ocorreu perto da ilha de Sumatra, o país enfrenta outro desafio na ilha de Java. O vulcão Merapi entrou em atividade nesta terça-feira (26) e provocou a morte de 28 pessoas até o momento.

continua após publicidade

Tem parentes ou está na Indonésia? Envie seu relato

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que morou na Indonésia, manifestou seu pesar pelos eventos. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil também publicou uma nota sobre a questão. Um brasileiro que estava no local conseguiu entrar em contato com a família para comunicar que está a salvo.

continua após publicidade

O chefe dos serviços de gerenciamento de desastres no oeste de Sumatra, Antorizon (que, como muitos indonésios, tem apenas um nome), disse à rede CNN que relatos de moradores da área falam em destruição total de alguns vilarejos. O tsunami reavivou nos indonésios o temor provocado pelo maior tsunami da história, que atingiu o país em 2004.

continua após publicidade

- As piores áreas são as ilhas de Pagai do sul e do norte. Estamos recebendo relatos de vilas completamente devastadas por lá.

continua após publicidade

O mau tempo, que deixa o mar agitado na região, e a grande quantidade de escombros dificultam o acesso às ilhas, naturalmente isolada do resto do país. A viagem de barco, mesmo com o oceano em condições favoráveis, leva ao menos dez horas.

Aulia Arriani, porta-voz da Cruz Vermelha, disse que uma equipe que partiu nesta terça-feira (26) teve que retornar por causa das más condições meteorológicas. Outro time deveria partir ainda nesta quarta-feira (27), levando 400 sacos para embalar corpos.

A Cruz Vermelha afirmou que planeja enviar mais ajuda de emergência, mas que aguarda informações do governo da Indonésia sobre o tipo de material mais necessário.

De acordo com relatos de testemunhas citadas pela imprensa local, a onda gigante provocada pelo terremoto da última segunda-feira atingiu até 6 m de altura. Ao menos um vilarejo com 200 habitantes foi varrido do mapa. Apenas 40 moradores foram resgatados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Mortos por tremor e tsunami somam 272"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!