MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Piñera cita bordão nazista e comete gafe na Alemanha

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, fez uma escolha de palavras no mínimo infeliz para despedir-se da Alemanha, país que visitou semana passada. No último compromisso oficial do giro que fez pela Europa, após o resgate dos 33 mineiros e depois de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.10.2010, 12:19:00 Editado em 27.04.2020, 20:55:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, fez uma escolha de palavras no mínimo infeliz para despedir-se da Alemanha, país que visitou semana passada. No último compromisso oficial do giro que fez pela Europa, após o resgate dos 33 mineiros e depois de um café da manhã com o presidente alemão, Cristian Wulff, Piñera assinou o livro de ouro de visitas da presidência com uma citação nazista.

continua após publicidade

A frase "Deutschland über alles" (Alemanha acima de tudo, em tradução livre) iniciava o hino alemão da época do nazismo. As palavras foram suprimidas do hino após a Segunda Guerra Mundial por ser considerada uma referência do nacional-socialismo.

continua após publicidade

A gafe foi revelada na edição desta segunda-feira do jornal Süddeusche Zeitung. E o governo do Chile imediatamente informou que a única intenção de Piñera ao citar a frase foi mostrar agradecimento ao governo alemão. "Não tinha nenhuma consciência de que essa frase pudesse estar ligada a um passado obscuro desse país e, portanto, lamento e peço desculpas", disse o presidente chileno ao jornal La Tercera.

continua após publicidade

Piñera disse que escreveu "uma frase que havia aprendido e repetido muitas vezes nas décadas de 50 e 60, no Colégio Verbo Divino." A frase "Deutschland über alles", porém, é um lema nazista desde antes da ascensão de Adolf Hitler ao poder.

Curiosamente, o Chile também teve seu hino modificado por razões ideológicas. Durante o regime de Augusto Pinochet (1973-1989), a frase "Vossos nomes, valentes soldados" foi adicionada ao hino - e, após a queda do ditador, o trecho foi retirado. Mas até hoje simpatizantes do general ainda entoam o hino com essas palavras.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Piñera cita bordão nazista e comete gafe na Alemanha"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!