Geral

Time do presidente vence mineiros em jogo de futebol

Da Redação ·
 Mineiros celebram gol em amistoso realizado nesta segunda (25) contra presidente e autoridades chilenas
fonte: Ian Salas/25.10.2010/EFE
Mineiros celebram gol em amistoso realizado nesta segunda (25) contra presidente e autoridades chilenas

“Time que perde acaba indo para o buraco”. Em tom de brincadeira, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, disse nesta segunda-feira (25) que esse deveria ser o destino do time perdedor em uma partida de futebol entre autoridades chilenas e os mineiros que ficaram 69 dias soterrados na mina San José.

continua após publicidade

Com o placar de 3 a 2, ganhou o time que contou com Piñera. O jogo ocorreu no Estádio Nacional de Santiago, no Chile. Segundo a rede de televisão estatal do chile TVN, ao terminar a partida, o presidente brincou lembrando a aposta feita antes do jogo.

continua após publicidade

- Os vencedores iriam para o La Moneda [Palácio sede do governo] e os perdedores seguiriam para o fundo da mina. Agora vamos ter que resgatá-los de novo.

continua após publicidade

Os mineiros foram resgatados numa operação espetacular no último dia 13 de outubro, após passarem mais de dois meses soterrados numa mina de cobre e ouro no deserto do Atacama.

Logo depois do resgate, Piñera desafiou o grupo para uma partida de futebol, propondo que os vencedores ficassem no palácio de La Moneda, e que os perdedores voltassem para as profundezas da mina.

continua após publicidade

Mineiros perdem fôlego no segundo tempo

continua após publicidade

Os mineiros chegaram a abrir uma vantagem de 2 a 0 no marcador, mas - ainda sob o impacto físico do confinamento - perderam o fôlego no segundo tempo, permitindo a virada do combinado formado por ministros e trabalhadores das equipes de resgate. O jogo terminou 3 a 2 para o time de Piñera.

continua após publicidade

- Os mineiros são ótimos jogadores, mas estão meio fora de forma.

Contrastando com o tom brincalhão de Piñera, os mineiros pouco têm falado sobre os horripilantes detalhes do acidente.

continua após publicidade

Relembre a história

Durante 17 dias, os mineiros foram tidos como mortos e sobreviveram racionando minúsculas porções de atum enlatado e leite, até serem localizados por uma sonda de perfuração a 700 m de profundidade.

Uma vez na superfície, os 33 viraram celebridades. Já foram à Europa aparecer em programas de TV, e estão negociando lucrativos contratos para escrever livros e dar entrevistas a talk shows dos Estados Unidos.

Eles estão se recuperando bem fisicamente, mas psicólogos alertam que os reflexos negativos do trauma e do assédio pós-resgate podem se prolongar por meses ou até anos.