MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Israel constrói 600 casas em território palestino

Israel começou a construção de mais de 600 casas nas colônias no território palestino ocupado da Cisjordânia desde que encerrou a moratória parcial dos assentamentos na região, no dia 27 de setembro.   De acordo com Hagit Ofran, encarregada de acom

Da Redação

·
 Pedreiros palestinos trabalham na construção de casas israelenses
Icone Camera Foto por Hazem Bader/17.10.2010/AFP
Pedreiros palestinos trabalham na construção de casas israelenses
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.10.2010, 09:09:00 Editado em 27.04.2020, 20:55:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Israel começou a construção de mais de 600 casas nas colônias no território palestino ocupado da Cisjordânia desde que encerrou a moratória parcial dos assentamentos na região, no dia 27 de setembro.

continua após publicidade

De acordo com Hagit Ofran, encarregada de acompanhar o avanço dos assentamentos judaicos na ONG israelense Shalom Achshav (paz agora), a construção "avança rapidamente".

continua após publicidade

- Está quatro vezes mais rápido do que antes da moratória, porque durante dez meses não puderam construir muito e agora estão tratando de iniciar o máximo possível.

continua após publicidade

Segundo Hagit, existem outras 13 mil unidades habitacionais que contam com todas as permissões necessárias para a construção. Os colonos aceleraram as obras diante do temor de que, se o processo de paz com os palestinos for reativado, o governo de Binyamin Netanyahu anuncie nova ordem de interrupção temporária das obras.

continua após publicidade

No último dia 15, o Ministério de Habitação israelense voltou a ser criticado na esfera internacional após convocar um concurso público para a construção de 238 imóveis para judeus em dois assentamentos em Jerusalém Oriental, território palestino ocupado desde 1967.

continua após publicidade

O governo dos Estados Unidos, liderado pelo presidente Barack Obama, tenta que israelenses e palestinos retornem à mesa de negociação e manifestou estar "decepcionado" pelo anúncio das novas construções. Mais duras foram as críticas que partiram da França e da Rússia, ao assinalar que a medida representa um obstáculo no caminho em direção à pacificação.

Os palestinos negam continuar com as negociações de paz (que têm como fim criar um Estado palestino independente em menos de um ano) enquanto Israel seguir ampliando as colônias em seu território, postura que conta com o apoio da Liga Árabe.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Israel constrói 600 casas em território palestino "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!